CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
25 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Artigo

Mato Grosso do Sul entra no mapa do poker

Mirella Bittencourt é redatora publicitária

21 NOV 2018Por Redação14h:30

Se você tivesse que citar os Estados brasileiros que são verdadeiras potências do poker nacional, quais nomes arriscaria? São Paulo, certamente. Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília e Rio Grande do Sul também não podem faltar nessa lista. Pernambuco, Paraná, Santa Catarina… Mas, e o Mato Grosso do Sul?

Pois saiba que o nosso Estado vem tendo uma representatividade cada vez maior nesta modalidade que é considerada como um esporte da mente. O poker, muitas vezes associado a eventos extremamente glamourosos e recheados de presenças ilustres, é um esporte como qualquer outro, no qual há muito trabalho duro e simplicidade nos bastidores.

O esporte ainda conta com uma base gigantesca de fanáticos, como os amigos que abriram uma loja em Campo Grande com direito a mesa de poker e roleta para descontos.

O esporte é representado em nosso Estado pela FTHMS (Federação de Texas Hold’em de Mato Grosso do Sul) desde 2009. A entidade funciona com o intuito de realizar a promoção do esporte no Estado, mais especificamente da categoria Texas Hold’em. No entanto, a FTHMS também promove as demais variantes do esporte como Omaha, 7 Card Stud, Mixed Games, entre outras. A Federação é igualmente responsável pela organização de cursos, congressos, palestras, eventos e torneios.

Quatro anos após o surgimento da nossa Federação de Poker, um atleta do Mato Grosso do Sul conseguiu colocar o Estado de vez no mapa nacional. Foi em 2013, quando Tiego Zamarella participou da grande final de uma das etapas da Brazilian Series of Poker (BSOP). O então jovem de 28 anos terminou a disputa na quinta colocação com direito a um prêmio de 90 mil reais.

No ano seguinte, em 2014, os sul-mato-grossenses enviaram uma equipe pela primeira vez ao Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes (CBPE). A seleção do Estado era composta por Marcel Miyahira, Gerson Chahuan Tobji, Benjamim Chaia Junior, Perla Racio Arguello Gavilan, Saulo Galvão Sabioni (grave este nome!) e Wady Tanus. Os nossos representantes mandaram muito bem se considerarmos o fato de serem marinheiros de primeira viagem e ficaram a frente de equipes fortes como Rio de Janeiro (campeão de 2013) e São Paulo.

Foto: Divulgação

Em 2018, após dois anos sem participar da disputa, a Seleção do Mato Groso do Sul voltou a disputar o Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes, desta vez liderada por um já consagrado Saulo Sabioni, bicampeão do BSOP. Completavam o time comandado por Franklin Granda: Andressa Guarda, Lincon Freitas, Lucas Rossato, Marco Arruda e Tião Sasaki. Lincon, aliás, é outro atleta que vive um grande momento no esporte, tendo alcançado alguns resultados memoráveis no poker virtual, como o título do Sunday Million e uma participação na final da High Roller Series. Infelizmente, a equipe não teve uma boa performance e foi eliminada ainda na primeira fase.

O mau resultado, no entanto, não é capaz de apagar o brilho que a modalidade vem tendo no Mato Grosso do Sul. Representante maior de todo esse sucesso, o campo-grandense Saulo Sabioni desponta hoje como um dos maiores nomes do esporte no Brasil. Para se ter uma ideia do que ele vem aprontando, saiba que Saulo é o atual campeão do BSOP Millions, considerada a maior competição de poker de toda a América Latina. A sua premiação também foi a maior da história em solo brasileiro: nada mais, nada menos que 1 milhão de reais!

Ballroom General View Foto: Divulgação

Saulo também garantiu em 2018 a etapa de Natal do BSOP, uma espécie de campeonato brasileiro da modalidade, tornando-se o primeiro e único bicampeão da história do torneio. Como se não bastasse, Saulo Sabioni ocupa a primeira colocação na disputa do título brasileiro com uma grande vantagem em relação a seus adversários.

Somam-se ainda aos feitos do craque uma participação na final da etapa de Brasília do BSOP, um segundo lugar no Evento #47 Medium do SCOOP (Spring Championship of Online Poker) e o troféu no 6-Handed Knockout Turbo, torneio realizado em São Paulo.

Nosso Estado também conta com o seu próprio torneio de poker desde 2016. Já em sua primeira edição, o Campeonato Estadual quebrou o recorde de inscrições (132 jogadores) e de prêmio (61 mil reais). Na terceira edição, realizada em junho de 2018, o prêmio foi de 150 mil reais e reuniu jogadores de todos os cantos do Estado. Mais uma prova de que Mato Grosso de Sul entrou, definitivamente, no mapa do poker!

Mamma dentro

Leia Também