CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
27 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Artigo

Porque os homens agridem as mulheres?

Não são todos "os homens" que agridem ou abusam.

4 OUT 2023Por Glenda Melo10h:40

Antes de mais nada, talvez valha a pena fazer aqui uma justa menção honrosa a todos os homens que não agridem nem abusam das mulheres, enfatizando que, obviamente, não são todos “os homens” que agridem ou abusam.

 Não é possível prever o impacto que vai ter na vida de cada mulher uma agressão. Mas, sim, uma mulher gravemente agredida pelo companheiro vai enfrentar dificuldades para recuperar sua vida, para confiar nas pessoas e até para confiar nela mesma novamente. As consequências dessas agressões podem ser sequelas físicas, emocionais ou psicológicas. E podem ser marcas muito profundas, que podem demorar anos para aparecer.

Quando uma mulher é agredida pelo seu companheiro não é só sobre a agressão que devemos refletir e nos indignar. É sobre essas agressões partirem daqueles que prometeram proteger essas mulheres e quando esse ciclo de confiança é quebrado causa na mulher uma frustração e a desesperança em relacionamentos futuros. É mais que trauma, é uma ferida aberta que essa mulher carregará consigo por toda vida.

Mas, vamos buscar respostas para a pergunta tema da nossa matéria: “Porque os homens agridem as mulheres?”

A violência sofrida pela mulher vai além de tudo aquilo que sabemos sobre a primeira hipótese, que o patriarcado é responsável, desde a época das nossas avós em que elas eram completamente submissas aos seus maridos, muitas vezes se sujeitando a diversas formas de violência sem poder esboçar qualquer tipo de reação.

Outra hipótese também é do ambiente que esses homens foram criados. Lembramos que em muitos casos alguns homens foram criados em ambientes violentos vendo suas mães e irmãs passando por algum tipo de violência e dessa forma deram continuidade para este ciclo  não conseguindo assim interromper.

Muitos também praticam a violência por entenderem que a mulher é sua propriedade, de que ele é detentor de sua vida, fazendo com que ele tenha poder sobre a vida da sua companheira, tirando dessa mulher qualquer poder de decisão e escolhas sobre sua própria vida.

São inúmeras as hipóteses que podemos falar aqui sobre os motivos que levam os homens a agredirem mulheres: seja covardia, seja uma repulsa pelo sexo oposto, seja por insegurança, ciúmes. Mas, o que temos certeza é de que: O homem que agride uma mulher e usa como desculpa o amor e medo de perder jamais amou essa mulher. E a mulher que acha que ciúme excessivo é prova de amor deve começar a rever seu conceito sobre relação saudável.

As mulheres devem sempre ficar atentas aos primeiros sinais de uma relação abusiva, como por exemplo: O homem que quer controlar a maneira como a mulher se veste, com quem ela deve sair, monitorar seus passos, colocar sua companheira em situações constrangedoras, proibindo sua companheira de sair com seus amigos e etc, são alguns sinais de relação abusiva e que muitas vezes a mulher nem percebe que está vivendo e que no futuro pode se transformar em situações mais sérias.

Algumas posturas são inaceitáveis e devem ser podadas já no início da relação, o agressor sempre dá indícios já no início do relacionamento, seja de resquícios de um patriarcado enraizado ou do machismo estrutural que acompanha nossa sociedade desde os primordios.

Hoje, ferramentas importantes como as políticas públicas trabalham a favor das vítimas, mas algumas vítimas ainda não se sentem seguras para fazer a denúncia, e aí entram as redes de apoio dessa vítima, família, amigos, que são importantíssimos nesse processo de quebra de ciclo da violência.

 Existem em todo Brasil as delegacias da mulher, os centros de atendimentos para mulheres vítimas de violência e também números exclusivos para denúncias como por exemplo o 180 .

Portanto, os conselhos são: ficar atenta aos sinais do seu companheiro, não se calar e denunciar.

Fonte: Glenda Melo

square banner

Leia Também