CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
27 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Artigos

Agosto Lilás

2 AGO 2023Por Glenda Melo10h:29

Com o início do mês de agosto, inicia-se também a campanha do Agosto Lilás que nasceu com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e enfrentamento à violência contra Mulher.

Instituída por meio da Lei Estadual número 4.969/2016 a campanha nasceu pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as mulheres (SSPM).

Durante todo mês de agosto campanhas veiculadas na TV e materiais informativos serão entregues a população como forma de orientar como ajudar a combater a violência contra mulher.

O Mato Grosso do Sul têm a maior taxa de feminicídio do Brasil de acordo com os dados do monitor de violência divulgados pelo portal g1 em março desse ano. 

Não podemos nos esquecer que a violência contra mulher deita em raizes no sistema patriarcal e no machismo estrutural.

Muito têm sido feito ao longo dos anos em face ao combate contra esse tipo de violência covarde em que as mulheres são diariamente expostas, mas, muito mais ainda precisa ser feito para extirpar esse mal da sociedade.

O feminicídio têm crescido assustadoramente não mais escolhendo só os grandes centros como seus cenários de horror, as pequenas cidades também têm registrado com frequência um aumento muito significativo na estatística desses casos.

O feminicídio é homicídio praticado em decorrência da vítima ser mulher, misoginia, menosprezo pela condição feminina ou discriminação de gênero, ou em decorrência da própria violência doméstica.

Na maioria das vezes os casos chamam a atenção pela covardia e a forma cruel que foram praticados.

A revolta se dá principalmente pelos crimes serem praticados por aqueles que juraram amor e proteção à essas mulheres.

Nós, enquanto mulheres, desejamos, esperamos e sonhamos com o dia que enfim poderemos andar pelas ruas livres de medos dos assédios e violência.

Que nos seja dado o direito que nos é resguardado na Constituição Brasileira de direito à vida, a ir e vir e a liberdade.

Que todos os meses do ano sejam Agosto, mas que sejam o agosto de conquistas, vitórias e esperança e que um dia não seja preciso um mês de conscientização para lembrar a todos que temos direito a viver.

Em Coxim o CRAM, centro de atendimento à mulher localizado na avenida Virgínia Ferreira, 307 com telefone (67) 3291-4535  está aberto todos os dias de segunda-feira à sexta-feira com equipe pronta para atender as mulheres que precisam de atendimento.
E caso você seja vítima de violência ou queira fazer uma denúncia o telefone é o 180.

Não se cale DENUNCIE !!! 

Glenda Melo

square banner

Leia Também