CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
27 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Artigos

O agressor sempre dá sinais

SIM. O agressor não consegue esconder seu perfil controlador

30 NOV 2023Por Redação/EC07h:33

O recente caso da apresentadora Ana Hickmann foi palco nos últimos dias de discussões sobre o comportamento do agressor. Afinal, é possível identificar já no início da relação que o companheiro é ou poderá se transformar em um futuro agressor? Segundo especialistas, SIM. O agressor não consegue esconder seu perfil controlador por muito tempo e já no início da relação começa dar sinais de sua psicopatia.

A apresentadora Ana Hickmann em sua entrevista disse que desde a época em que eram namorados ele controlava a maneira como ela se comportava nos lugares, seu corpo, seus horários, até mesmo dias de frequentar academia e consultas médicas eram escolhidos por ele, isso já eram sinais do controle que ele queria estabelecer sobre ela.

Muitas mulheres encaram isso como forma de cuidado e dedicação do parceiro na relação, mas meninas, não, isso não é cuidado e proteção, muito menos amor.

Toda relação deve ter como princípio respeito à individualidade e parceria; se não traz paz e somos submetidas em situações que nos diminuam já temos que entender que não nos serve mais.

Mulheres também são humilhadas diariamente por seus companheiros fazendo com que muitas desenvolvam uma insatisfação com seu corpo e sua vida. Por que um “homem” precisa humilhar uma mulher? Que prazer ele sente?

O machismo não perdoa a roupa sensual, o jeito mais expansivo, a maquiagem forte, tudo é “justificativa” para os “machões” atacarem em cheio as mulheres e, ainda acham que tem “direitos e razões”.

Dentre os direitos fundamentais estabelecidos pela  Constituição Federal, estão o respeito à dignidade da pessoa humana e sua intimidade, as mulheres precisam estar atentas para que suas imagens e vidas sejam respeitadas.

São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

Quando falamos em violência contra a mulher, a primeira coisa que vem à mente é um tapa, soco ou um empurrão. Mas não é apenas a agressão física que define um relacionamento violento. Uma forma mais subjetiva de violência é a psicológica.

Se você se sente constantemente sem autoestima, é humilhada, diminuída, sofre ameaças verbais e tem medo de dar sua opinião, você pode estar sendo vítima de violência psicológica. Esse tipo de agressão pode ser difícil de identificar, pois muitas vezes é mascarado como ciúmes e é caracterizado por controle, ofensas e humilhações.

Boa parte das vezes, a vítima tem dificuldade em romper a relação, pois o abuso psicológico ocorre de maneira gradual, mas constante, minando a autoestima e anulando a pessoa.

 A Lei Maria da Penha classifica violência psicológica como qualquer conduta que cause dano emocional e à autoestima da mulher, que prejudiquem o seu pleno desenvolvimento, que vise degradar ou controlar suas ações comportamentos, crenças e decisões.

O Instituto Maria da Penha lista algumas dessas condutas:

Ameaças – constrangimento – humilhação – manipulação – isolamento - (proibir de estudar e viajar ou de falar com amigos e parentes) - vigilância constante - perseguição contumaz – insultos – chantagem – exploração - limitação do direito de ir e vir – ridicularização - tirar a liberdade de crença - distorcer e omitir fatos para deixar a mulher em dúvida sobre a sua memória e sanidade

Como identificar - A psicóloga Mayara Duarte  chama a atenção os sinais que podem indicar que uma mulher está sendo vítima de violência psicológica: Se sentir incapaz de ter sucesso na vida - Dúvidas sobre sua capacidade intelectual - Se sentir inferior ao companheiro - Se sentir oprimida - Perda do ânimo diante da vida - Sentir culpa pelas discussões e pelos problemas na relação - Esconder de amigos e parentes ou justificar certos tipos de comportamentos do parceiro.

Você não está louca! -  Um exemplo muito relatado por mulheres é de casos em que o companheiro faz críticas constantes à sua aparência e capacidade intelectual, concluindo que ninguém mais pode querer ficar com ela. Portanto Mulherada é no começo da relação que tudo se mostra, que eles se mostram, fiquem sempre atentas ao sinais já de início para evitarem finais tristes e traumáticos. Lembrando sempre que em caso de violência o 180 está em funcionamento 24 horas para denúncias e o 190 da polícia militar também pode ser acionado. 

Glenda Melo

square banner

Leia Também