CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
26 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Artigo

O ministério

Venildo Trevizan é frei

26 MAI 2018Por Redação/TR16h:16

Somos uma humanidade inquieta em busca de respostas e explicações. A vida parece brincar com nossos sentimentos e com nossos anseios. Todos querem ver clara a origem de sua vida, de seus dons e de suas diferenças com os demais. Todos querem saber para onde estão indo e qual seu destino após a morte.

Uns afirmam que, após essa vida neste mundo, não haverá mais nada. Com a morte biológica, tudo terminaria. Outros afirmam que a vida continua, pois é eterna. Veio de Deus e a Deus retornará. Outros ainda asseguram que participamos de um processo de mudanças e purificações até chegar à perfeição completa.

Todos esses conceitos giram em torno do mistério que envolve a inteligência humana. Todos desafiando a capacidade da razão e da fé. Todos lutando para entender até onde nos conduzirá a razão e onde conseguiremos acionar nossa fé e aceitar a realidade como ela é.

Entre dúvidas e esperanças caminha a humanidade. Essas dúvidas, por vezes, acomodam a razão, levando-a a admitir que tudo é mistério. E, sendo mistério, não serão possíveis as explicações. Mas a esperança é diferente. Não se acomoda. Busca possibilidades. Busca esclarecimentos e aponta caminhos possíveis.

Confia nos ensinamentos da história e das convicções de quem caminha seguro pelos caminhos da fé.

Admite que a vida seja um mistério que irá se esclarecendo e se desenvolvendo enquanto dermos nossa contribuição para torná-la saudável e frutífera. Mesmo que não entenda tudo o que acontece nesse percurso, continuará acreditando que um dia vai entender.

Sabe que mistério não é algo definitivamente incompreensível, mas algo que se esclarece aos poucos. Sabe que são muitos os mistérios que envolvem a vida do ser humano desde sua origem até sua plenificação final. Por exemplo, o amor é um deles. Nem todos conseguem desvendá-lo. E, por isso, existem os que não conseguem amar ou imaginam não conseguir. E, no entanto, o amor existe.

A felicidade é outro mistério. Existem pessoas profundamente felizes. E existem pessoas lutando para serem felizes. E existem as que não acreditam que seja possível. A santidade é também mistério. Existem pessoas santas. Existem pessoas que creem estarem construindo a santidade. E existem as que duvidam que seja possível. 

Deus é o grande e amável mistério. Esse mistério é revelado a todos os que acolhem e cultivam seus ensinamentos contidos na Bíblia sagrada e nos acontecimentos do povo e do mundo em que vivemos. Através de Jesus Cristo, Deus se comunicou e ainda se comunica para revelar tudo quanto é em sua existência e em seu amor.

Nesse mundo, existem inúmeras maneiras de encarar esses fatos. Há quem aceite e viva essa realidade sem questionar. Há quem esteja em busca de luzes que esclareçam suas dúvidas e suas inquietudes. Há quem simplesmente nega que haja continuidade da vida. E há quem negue até mesmo a existência do próprio Deus.

E Deus continua sendo Deus de todos e para todos, tanto dos que creem quanto dos que não creem. Em seu mistério, coloca-se disponível para acolher, amar e salvar a todos que se dispuserem a segui-lo.

Fonte: Correio do Estado

 

Mamma dentro

Leia Também