CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
27 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Estado MS

Nuvens de poeira avassaladoras e ventos de até 80 km/h assustam moradores em MS

Dourados, Naviraí, Eldorado e Iguatemi tiveram registros de nuvem de poeira que antecedeu temporal e anuncia chegada de frente fria

22 MAR 2024Por Redação/EC11h:50

Registros que circulam pelas redes sociais nesta quinta-feira (21) e enviados por leitores mostram a chegada de nuvem de poeira avassaladora na região de Dourados. Também há imagens do mesmo fenômeno em cidades como Naviraí, Eldorado e Iguatemi, todas da região sul do Estado.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) acusa ventos de até 80 km/h em algumas regiões, todas próximas a Dourados. A região enfrenta alerta de grande perigo, emitido pelo instituto, com validade até o fim desta semana.

Nas imagens, é possível observar a força dos ventos. Ainda não há informação sobre estragos. A nuvem de poeira é consequência de uma frente fria que traz queda nas temperaturas e chuva se aproxima de Mato Grosso do Sul. Municípios do extremo sul registraram vendaval e chuva na manhã desta quinta-feira (21) e todo o Estado está em alerta para chuvas intensas.

Em Iguatemi, região sul do Estado, leitor registrou a mudança do tempo que teve vendaval e chuva. O céu ficou encoberto por nuvens escuras e a ventania derrubou galhos de árvores, mas chove fraco. 

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Sete Quedas, Itaquiraí e Água Clara registraram rajadas de vento de 60 km/hora nesta quinta-feira. Apenas Mundo Novo, no extremo sul, registrou 1,8 milímetros de chuva até o momento.

Alerta para temporais

Depois do calorão, Mato Grosso do Sul tem quatro alertas para tempestades nesta quinta-feira (21). O mais grave, de grande perigo para tempestades, é válido até as 20h e atinge 38 cidades de MS na região sul. Nessas cidades, está previsto chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo. Mas ainda há outros dois alertas de tempestades para Mato Grosso do Sul, válidos até sexta-feira (22).

O Inmet alerta para a queda da temperatura máxima em todo o Mato Grosso do Sul. No fim de semana, as temperaturas ficam mais amenas, especialmente na faixa leste das regiões Sul e Sudeste do País.

Alívio para o calorão

A previsão indica a chegada de uma frente fria ao Estado, que deve derrubar as temperaturas nos próximos dias. Mas calma, estamos muito longe de ver o frio, no máximo respirar aliviado com as máximas abaixo dos 30°C. 

Em Campo Grande, previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica chance de chuva a partir de sexta-feira (22), com temperaturas em queda. No sábado e domingo, as máximas devem ser de 28°C e mínima de 20°C na capital.

Na região sul, em Dourados, a previsão indica queda de 9°C nos próximos dias. A máxima deve sair de 39°C na quinta-feira (22) para 30°C no domingo (24), com mínima de 30°C. Em Três Lagoas, na região leste, o clima também deve melhorar, com máxima de 30°C no final de semana.

Midiamax

square banner

Leia Também