Estado MS
DOF será comandado por coronel que chefiou Policiamento Especializado de MS
O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) passará a ser comandado pelo coronel Kleber Haddad Lane a partir de sexta-feira (3). A cerimônia será realizada às 9 horas, na sede do departamento, na Rua Coronel Ponciano, em Dourados, a 228 quilômetros de Campo Grande. Quem deixa o comando é o também coronel Ary Carlos Barbosa, que ocupa o cargo desde janeiro de 2015.
Barbosa, que já comandou o 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar) de Dourados, agora é cotado para um posto estratégico na Superintendência de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, virá à segunda maior cidade do Estado para empossar o coronel Kleber Haddad Lane no comando desse departamento responsável pelo combate ao crime na extensa faixa de fronteira sul-mato-grossense com os países vizinhos Bolívia e Paraguai. Somente nos primeiros 45 dias de 2017, o DOF informou ter apreendido mais de 250 quilos de maconha por dia.
Formado Aspirante da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul em 1993 pela Academia de Policia Militar do Estado de Minas Gerais, o coronel Kleber Haddad Lane já comandou batalhões na capital, em Coxim e o 15º Batalhão de Policia Militar Ambiental, além de ter exercido a função de coordenador de Segurança Institucional na Governadoria de 1999 a 2000.
De acordo com a PM-MS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), o coronel Haddad também foi subcomandante do 1º Batalhão e Subcomandante do 6º BPM, trabalhou na Corregedoria da Polícia Militar no ano de 2009, e foi Gerente de Inteligência (GISP), de 2010 a 2012, na Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).
Além dos inúmeros cursos ligados diretamente à atividade de policiamento, o oficial concluiu pós-graduação em Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em 2003, em Segurança Pública pela UNIDERP, e em Direito Militar pela faculdade Integrada de Cassilândia.
Desde o dia 26 de abril de 2016, o coronel Haddad estava responsável pelo Comando de Policiamento Especializado da PM-MS. A partir de sexta-feira, ele estará à frente do DOF, unidade de elite da PM-MS que foi fundada no dia 28 de maio de 1987 com o nome de GOF (Grupo de Operações de Fronteira). À época, o comando foi delegado ao coronel Adib Massad, hoje com 87 anos e respeitado na corporação, sobretudo pela fama de combatente implacável da criminalidade.
Fonte: Midiamax