CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
26 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Política

Projeto “Medalha Wanda Horta do Mérito Legislativo da Enfermagem” da Enfermeira Cida Amaral é aprovado

24 JUN 2018Por Redação/TR15h:15

Em regime de urgência, foi aprovado o Projeto de Resolução  398/18, de autoria da vereadora enfermeira Cida Amaral (Pros), que institui a “Medalha Wanda Horta do Mérito Legislativo da Enfermagem” na Sessão Ordinária da quinta-feira (21), na Casa de Leis.

O Projeto tem o intuito de homenagear vários profissionais da área de enfermagem que prestaram assistência à população campo-grandense, especialmente aos profissionais que prezam pela humanização no atendimento e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade.

Wanda Aguiar Horta é a enfermeira que introduziu os conceitos da enfermagem que são aceitos no Brasil. Ela nasceu em Belém-PA, em 11 de agosto de 1926 e faleceu em 15 de junho de 1981. Seu trabalho foi reconhecido e implantado em todas as instituições de ensino, sua teoria é chamada de “Teoria das Necessidades Humanas Básicas”.

Em 1945 Wanda Horta ganhou uma bolsa de estudos dada pelo Serviço Especial de Saúde Pública (SESP), onde ingressou na Escola de Enfermagem de São Paulo.

Naquela época, a Escola de Enfermagem se instalava no famoso Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Em 1953, recebeu o diploma de Licenciada em História Natural, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Paraná.

Em 1962, sua Pós-Graduação foi em Pedagogia e Didática Aplicada à Enfermagem, pela Escola de Enfermagem da USP. Fez o Doutorado em Enfermagem na Escola de Enfermagem Ana Néri, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com a tese intitulada “A observação sistematizada na identificação dos problemas de enfermagem em seus aspectos físicos”.

Cursou também, Livre Docência em Fundamentos de Enfermagem, na Escola de Enfermagem Anna Néry, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, recebendo a certificação em 31 de outubro de 1968. “Gente que cuida de gente” — assim ela definiu a enfermagem, e para ela, ser gente era sentir-se responsável pelo destino da humanidade.

Wanda Horta buscou ao longo de sua trajetória criar e transmitir um conceito de enfermagem que englobasse os aspectos, muitas vezes conflitantes, de arte humanitária, ciência e profissão. A obra de Wanda Horta permite ser interpretada, na enfermagem brasileira, como um divisor de épocas – antes de se falar em teorias de enfermagem e depois, quando se fala sobre teorias de enfermagem construída por enfermeiros humanitários.

Essa medalha que homenageará Wanda trata-se de uma oportunidade à sociedade para reconhecer a importância do trabalho prestado por estes profissionais que assim como Wanda Horta, entendem que a enfermagem e seus trabalhos desempenhados, devem, antes de tudo, primar pela humanização e pela vida. A homenagem será concedida anualmente, em Sessão Solene, a ser realizada pela Câmara Municipal de Campo Grande-MS, especificamente para comemoração do evento.

Fonte: Enfermeiracidaamaral.com.br

Mamma dentro

Leia Também