Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Saúde

Comerciantes de Coxim doam equipamentos para ajudar na ativação da UTI do Hospital Regional

28 MAI 2020Por Redação10h:31

Representantes da “Organização dos empresários do Comércio” de Coxim doaram na segunda-feira (25) vários equipamentos e insumos para colocar em funcionamento as cinco Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) cedidas pelo Governo do Estado ao Hospital Regional de Coxim (HRC).

A unidade hospitalar é municipal, entretanto, atende outras cidades da Região Norte, mas não nunca teve este tipo de suporte para agilizar alguns procedimentos e evitar longas e desgastantes viagens à Capital. Muito em breve será o fim da “ambulancioterapia” de pessoas atendidas em Campo Grande.

Os materiais comprados pelos empresários do comércio local no valor de R$ 58.025,00 ajudaram para terminar de equipar e colocar em funcionamento os aparelhos da UTI, que aumentarão a capacidade de enfrentamento dos casos de Covid-19 no município.  

Segundo o “Termo de Doação Voluntária”, assinado pelos empresários do comércio, os materiais doados são destinados exclusivamente ao aparelhamento da UTI do Hospital Regional de Coxim. Oportunamente podem ser remanejados para outros setores do complexo hospitalar, mas veda sua realocação para outras unidades de saúde porque a finalidade está determinada no texto do termo. 

O documento foi assinado por Natalino Fernandes de Resende (Comilho), Claudenir Ortiz (Taquari Corretora de Seguros), João Carlos de Souza (Nutribem Agropecuária), Rodrigo Ferreita Lima (Rodeio Pizzaria), Marcus Vinicius Felix Pratavieira (Vinidog Pet Shop) com as participações dos demais componentes do grupo “Comitê Crise Comércio e Futuro do Comércio em Coxim” 

O grupo “Comitê Crise Comercio e Futuro do Comercio de Coxim” é formado por mais de 200 empresários para ajudar o município de Coxim” a atravessar a crise da Covid-19, que tem abalado o comercio local.

O sucesso da iniciativa deve-se ao empenho de todos os comerciantes reunidos em grupos formados para o enfrentamento da crise de Covid-19 em Coxim. A doação dos equipamentos e insumos foi a formatação desta mobilização, que com a contribuição de dezenas de empresários somou o valor de R$ 58.025,00.

O HRC contará com cinco respiradores (ventiladores pulmonares), os EPIs para trabalhar e, com isso, ganhará autonomia em alguns atendimentos.  O Hospital já conta com quatro leitos de UTI equipadas e prontas para atender qualquer emergência, aguardando apenas o processo de credenciamento junto ao governo federal, conforme adiantou o secretário de Saúde Franciel Oliveira

Doações

- 08 bombas de infusão de Equipo Universal, marca Samtronic, Marca Icatu;

- 03 caixas de 50 unidades de Equipo Amiset E. A. esterilizado, Cristal para Bomba de Equipo Universal, marca Samtronic;

- 01 caixa com 50 unidades de Equipo Amiset esterelizada, fotossensível para bomba de Euipo Universal, marca Samtronic;

- 01 caixa com 50 unidades de Amiset esterilizada Enteral ponta perfurante para bomba de infusão de Equipo Universal marca Samtronic;

- 01 caixa com 50 unidades de Equipo Interal Ponta Cruz para bomba de infusão de Equipo Universal.

Fonte: Diário do Estado MS - Cesar Rodrigues

Mamma dentro

Leia Também