CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
27 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Mundo

Homem morre após beber suco caseiro contaminado pelo vírus Nipah

Patógeno tem uma taxa de letalidade de até 75% e atualmente é observado pela OMS

29 JAN 2024Por Redação/EC13h:54

Um homem de 35 anos acabou morrendo no último sábado (27), em Bangladesh, em decorrência de uma infecção causado pelo vírus Nipah, que atualmente é um dos patógenos observados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por ter potencial pandêmico.

O homem acabou infectado pelo vírus após beber um suco caseiro, de tâmaras. Além dele, um outro homem também morreu após beber o suco, porém, a causa da morte dele ainda está sendo investigada.

A principal suspeita dos médicos é que morcegos infectados, principais transmissores do vírus, comeram parte das frutas que foram utilizadas para fazer o suco, já que a transmissão do Nipah só ocorre através do contato ou ingestão de fluídos corporais de animais contaminados.

O vírus foi identificado pela primeira vez em humanos em 1999, na Malásia, e desde então vêm causando surtos em países do sul e sudeste asiático. No total, 160 pessoas já morreram infectadas pelo Nipah em Bangladesh nos últimos 25 anos.

A doença causa sintomas como febre, dor de cabeça e dificuldade para respirar, além de atingir o cérebro, causando sua expansão e hemorragias, o que pode levar ao óbito.

Jd1 Notícias 

 

square banner

Leia Também