CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
18 de maio de 2024
Coxim
24ºC

Meio Ambiente

Sucuri come peixe típico do Pantanal e morre empalada com espinho

Guia de pesca descia o rio Dourados quando se deparou com a cobra parada na água

2 MAI 2023Por Redação/EC17h:24

Uma cobra sucuri se deu mal após o almoço, no rio Dourados. O réptil abocanhou um peixe armal, encontrado em vários rios brasileiros, principalmente em Mato Grosso do Sul, e acabou morrendo devido ao espinho e ossos do peixe. 

A cena foi gravada pelo guia de pesca, Rony Dronov, de 37 anos, que descia o rio Dourados, na região conhecida como Barra Dourada, durante uma pesca. Ele contou ao g1 MS que viu, de longe, a sucuri parada na água de uma forma diferente, achando que ela estaria presa em algum galho.

“Mas ao chegar perto eu percebi que ela já estava morta. Fui ver o que tinha acontecido, aí veio a surpresa, ela estava morta por conta de um peixe conhecido como Armal”, contou.

Conforme o Coronel Queiroz, da Polícia Militar Ambiental (PMA), o Armal pode chegar a 80 cm de tamanho e, surpreender as presas por sua estrutura óssea.

“Ele tem, além do ferrão, a parte ossificada na linha lateral, para fora da pele. A sucuri pega a presa, enrola para quebrar a parte do osso para depois engolir o animal. Do Armal ela não consegue quebrar essa parte óssea, porque o espinho é muito grande. Quando ela vai engolindo esse espinho junto dos ossos pode fazer com que isso aconteça”, explicou.

Rony ficou surpreso com a cena, algo inédito ao longo dos três anos de profissão. “Eu nunca tinha visto uma cena daquela. Acredito que foram horas de luta entre os dois. Se alguém contasse eu diria que era história de pescador”, brincou.

Débora Ricalde, g1 MS

M9

Leia Também