CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
29 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Cointa

Apoio técnico e compromisso sustentável: Cointa fortalece vínculos em Camapuã e Costa Rica

20 MAR 2024Por Redação/EC12h:10

A equipe de inspeção do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (Cointa) realizou uma visita estratégica a Camapuã com o objetivo de oferecer orientação técnica à nova médica veterinária fiscal da unidade descentralizada do município, a doutora Gleiciane Souza Vieira. 

Acompanhada por Jacqueline Rodrigues, coordenadora do SIM-Cointa, pelo responsável técnico Érico Levi Baches e o Secretário de Agronegócio Antonio Geovani Diniz da Rocha, a equipe enfatizou a importância do suporte técnico para o desenvolvimento sustentável da região.

Dentre os principais destaques da visita, um estabelecimento local demonstrou interesse em registrar-se junto ao Cointa, do proprietário Alessandro Tomadon. Esse registro é de vital importância para a comercialização de produtos de origem animal dentro do próprio município de produção, exigindo que a agroindústria possua registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). 

Em Camapuã, já está operante uma Unidade Descentralizada SIM-COINTA, e o interesse adicional de mais um estabelecimento em obter esse selo reflete o comprometimento da região com a qualidade e segurança dos produtos alimentícios.

Além da visita a Camapuã, os representantes do Cointa estenderam sua assistência técnica ao estabelecimento frigorífico Paraná SIM-COINTA 0045, localizado no município de Costa Rica. Lá, forneceram apoio técnico às médicas veterinárias fiscais da unidade descentralizada de Figueirão, Marciana Rosa Ramos, e da unidade descentralizada de Paraíso das Águas, Vanessa Paulino Matheus, durante abate no estabelecimento.

SIM-COINTA

Para efetuar o registro, os interessados devem dirigir-se à Secretaria de Desenvolvimento Econômico/Agricultura do município e preencher o requerimento inicial com o médico veterinário da respectiva unidade descentralizada. Alternativamente, podem procurar a sede do consórcio em Coxim e dar entrada no processo de registro.

Atualmente, o Cointa supervisiona e executa o Serviço de Inspeção em 13 sedes distribuídas pela região, reforçando seu compromisso com a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável.

Essas iniciativas demonstram o  compromisso contínuo do Cointa em promover práticas sustentáveis, garantir a qualidade dos produtos de origem animal e apoiar o desenvolvimento econômico local.

 
  • Foto: Divulgação
square banner

Leia Também