Prefeitura
Camara
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
11 de julho de 2025
Coxim
24ºC

Economia

Plantação de milho 'queima' durante geada na fronteira de MS

Associação de produtores alerta para safra tardia causada por danos do frio

25 JUN 2025Por Redação/EC09h:51

O frio intenso que atinge Mato Grosso do Sultambém afeta a fronteira com o Paraguai. A geada causou danos em plantações de milho. Consequentemente, a safra pode ter atrasos diante dos danos na colheita causada pelas baixas temperaturas.

Pelas redes sociais, o trabalhador Joelson Lopes Ribeiro compartilhou o registro dos danos na plantação de milho em Salto Del Guaira, fronteira com a cidade de Mundo Novo. “A lavoura toda ‘queimada’ pela geada. O gelo mata a folha e quando vem o sol, ela (folha) seca”, descreve.

O presidente da APS (Associação dos Produtores de Soja, Oleaginosas e Cereais do Paraguai), Lindemar Cesca, explica que o frio foi registrado em grande parte do país. As condições climáticas devem afetar a produção do milho.

“Há anos não tínhamos geada e, infelizmente, acredito que grande parte do milho pode dar prejudicada, (colheita) mais tardia. Vai depender do clima. Se voltar a esquentar ou chover, pode ter problemas, afetar a qualidade do grão”, disse em entrevista ao site Notícias Agrícolas.

Ainda conforme o representante, a categoria colheu cerca de 10%, com produtividade favorecida pela chuva dos últimos dias. “A qualidade do grão está excelente. A gente já vinha esperando, onde choveu ia dar esses resultados. Outra coisa em relação ao milho, avançou na última semana a comercialização de fertilizantes no Paraguai. Talvez, uns 60%, tenha sido negociado para a próxima safra em função das incertezas geopolíticas. O produtor se antecipou para a futura safra”.

Safra de milho em MS

A segunda safra do milho deve alcançar produção recorde de 123,3 mmt (milhões de toneladas métricas). É o que revela dados do Rally da Safra, que percorreu os principais estados produtores coletando e analisando dados de produção e produtividade.

Com base nos resultados da expedição, a Agroconsult, organizadora do Rally, estima o aumento de 20,2 mmt sobre a safra 23/24. Isso porque a produtividade média nacional atingiu o patamar recorde de 113,8 sacas por hectare, a maior já alcançada no país.

Em Mato Grosso do Sul, a produtividade alcançou 98,1 sacas por hectare, o que representa umavanço de expressivos 35,1% em relação à safra anterior. Todos os demais principais estados produtores também tiveram crescimento de produtividade.

Midiamax

M9

Leia Também