CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
22 de maio de 2024
Coxim
24ºC

Economia

Não declarou o imposto de renda? Saiba o que fazer

O contribuinte terá 30 dias para pagar a multa

1 MAI 2018Por Redação/TR22h:00

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2018 terminou na segunda-feira e a Receita Federal espera contabilizar 400 mil documentos em Mato Grosso do Sul. Os contribuintes que não enviaram a declaração ou a enviarem fora do prazo serão multados em valores que variam de R$ 165,74 até 20% do imposto devido.

A partir da data de entrega em atraso, o contribuinte terá 30 dias para efetuar o pagamento da multa.

Além disso, quem não prestar contas com o Fisco ainda fica sujeito a pendências no CPF. Isso significa que o CPF ficará pendente de regularização, impedindo o contribuinte de fazer empréstimos, prestar concurso público, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel, entre outras restrições.

Malha fina

As declarações que apresentarem omissão ou inconsistência de dados e até erros de digitação estão sujeitas à malha fina. Entre os deslizes mais comuns cometidos pelos contribuintes estão: digitar ponto (.) em vez de vírgula (,) para separar centavos; não declarar todos os rendimentos tributáveis recebidos; e, em caso de declaração em conjunto, não declarar o rendimento tributável recebido pelo cônjuge.

Restituição

A Receita Federal começa a pagar a restituição a partir do dia 15 junho. Têm prioridade no pagamento idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais; em seguida, vêm os contribuintes que enviaram a declaração no começo do prazo e não caíram na malha fina. O calendário de pagamentos vai até o dia 17 de dezembro. (RS)

Fonte: Correio do Estado

M9

Leia Também