CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
27 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Economia

"Gatos" geram perdas de R$ 175 milhões e cliente paga a conta

Ao menos 10% do prejuízo milionário é distribuído para os clientes por meio de tarifas nas contas de luz

23 JUN 2023Por Redação/PL 09h:06

As perdas financeiras provocadas por ligações clandestinas de energia, violação de medidores e desvios das cargas de medição somam R$ 175 milhões por ano no Brasil, de acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

Conforme a empresa, ao menos 10% do prejuízo milionário é distribuído para todos os clientes por meio de tarifas nas contas de luz. Além disso, as fraudes conhecidas como “gato” sobrecarregam a rede elétrica e podem piorar a qualidade do serviço prestado, deixando o sistema mais vulnerável a interrupções e oscilações de energia.

Na manhã de quarta-feira (21), a 1ª Delegacia de Polícia Civil em Corumbá, distante 419 quilômetros de Campo Grande, com apoio da concessionária, deflagrou operação para identificar fraudes em medidores de energia de residências e comércios do município.

No total, participaram da ação: 14 policiais civis, 2 agentes de Polícia Científica, 6 peritos criminais e 40 funcionários da concessionária. A ação foi desencadeada após o NRI (Núcleo Regional de Inteligência), com dados da empresa da Energisa, constatar divergências de informações sobre o consumo de energia.

Ao todo, 45 alvos foram mapeados. Havia irregularidades em cerca de sete imóveis, os responsáveis foram levados à delegacia para prestar esclarecimentos. O furto de energia é crime, com pena de 2 a 8 anos de reclusão, e pode causar acidentes fatais, incêndios e explosões por causa de ligações clandestinas. 

Viviane Oliveira/campograndenews

square banner

Leia Também