Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
25 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Valdeir Simão

Coluna

Aumento da Taxa de Coleta do Lixo em Coxim

17 JAN 2019Por Valdeir Simão16h:23

É impressionante a quantidade de pessoas que tem utilizado as redes sociais, emissoras de rádios e sites, para manifestar indignação e revolta com o elevado aumento da taxa de coleta do lixo aplicado em Coxim, chamado pelos atuais gestores de Reformulação, destinada à coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos sólidos.

Sem credibilidade, sem moral e sem respeito

O que mais tem provocado o desespero e revolta do cidadão coxinense, não é apenas o valor abusivo da alta taxa do lixo, que em alguns casos aumentaram em 10 vezes, mas a falta do retorno em benefícios básicos, com a prestação de serviços públicos de qualidade, principalmente a coleta de lixo, que é um dos mais precários de Coxim e sempre deixou a desejar.

O repúdio e reprovação do sofrido contribuinte coxinense se deve a gestão do prefeito Aluizio São José (PSB), que após 6 anos de mandato, está sem credibilidade, sem moral e sem o respeito da população, sendo considerado o pior prefeito e o mais ausente da história de Coxim. 

Com grande rejeição popular, é muito ruim para um gestor aumentar qualquer tipo de imposto, ainda mais quando o município se encontra em uma caótica situação, tanto na cidade como na área rural, com a péssima prestação dos serviços públicos municipais e a falta de valorização dos trabalhadores, como no caso da coleta de lixo - os garis - que sofrem pelos constantes atrasos salariais, falta de equipamentos de proteção individual (EPI), caminhões em quantidade e condições de higiene insatisfatórias.

O cidadão não suporta mais pagar tantos impostos, sem retorno

Ninguém aguenta mais “pagar, pagar e pagar”, do nascimento até a morte, sustentando sistemas administrativos, tributários e políticos, que são arbitrários, arrogantes e incapazes de atender as necessidades básicas da população.

Um aumento, que como o próprio nome diz é imposto e não contribuição, como vem escrito na fatura, foi empurrado de garganta abaixo da população, sem nenhuma discussão e maiores esclarecimentos, com a obrigação de ser pago na conta de água, um produto essencial para a sobrevivência.

Um parente do prefeito que faz parte do grupo de WathsApp, disse que concorda plenamente com o aumento da taxa de lixo, pois ele pagava muito barato.

Para esse cidadão, que deve ter um excelente rendimento, o aumento não vai significar nada, pois ele deve ganhar muito bem e tem seus próprios interesses em apoiar qualquer ação que venha do “prefeito santo”.

No entanto, para quem ganha pouco, qualquer valor que aumenta tem um grande impacto nas condições financeiras. Atualmente, existem famílias em Coxim que tem dificuldades de comprar até um pacote de arroz.

Quem votou contra o projeto do aumento

Apenas três vereadores votaram NÃO e foram contra o aumento. São eles: Careca da Iluminação, Lucia da AAVC e Sinval Batista.

Os outros 10 vereadores votaram SIM e foram favoráveis ao aumento da coleta de lixo, que foi um projeto de iniciativa do Executivo, representado pelo prefeito Aluizio São José. 

A questão não é a falta de recursos, mas de gestão

A eficiência dos serviços públicos de Coxim, tem mostrado que a questão não é dinheiro, pois se assim fosse, a noite coxinense seria como um dia, em total claridade, pois se arrecada muitos recursos com a taxa de iluminação pública (Cosip). O atual gestor já arrecadou mais de 10 milhões e o município está muito deficiente no serviço de iluminação pública em praticamente todos os bairros, distritos, praças e locais públicos.

Outro exemplo, é a arrecadação com o IPVA (Imposto sobre propriedade de veículo automotor). Conforme o levantamento preliminar que está sendo feito pela reportagem do site Diário X, dá como certa uma arrecadação superior a 16 milhões também em 6 anos, nas gestões do prefeito Aluizio São José.

No entanto, com todo esse montante de dinheiro, as ruas de Coxim estão em situação de calamidade pública, com buracos e crateras, além da areia e sujeira por todos os lados.

A sinalização horizontal e vertical é também um grave problema e falta de respeito com os cidadãos e condutores de veículos, que pagam alto valor do IPVA, que poderia ser direcionado para essas importantes ações, melhorando as condições de tráfego no município.  

Sendo assim, pode-se ter plena certeza, que não basta apenas arrecadar e ter muito dinheiro nos cofres públicos, se os gestores não tiverem competência, honestidade e respeito com a população e os recursos públicos.

Saiba mais: 

Lucia da AAVC, Sinval Batista e Careca da Iluminação votam contra projetos do Executivo de Coxim
Coleta do lixo e a taxa de contribuição são questões que preocupam a vereadora Lucia da AAVC e a população coxinense
Ruas e calçadas de Coxim estão tomadas pelo lixo