Prefeitura
Assembleia
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
04 de dezembro de 2023
Coxim
24ºC
Dentro NATAL

Prefeitura Municipal de Coxim

Edilson Magro apresenta demandas de Coxim ao governador Eduardo Riedel em reunião do Cointa

17 NOV 2023Por Redação/PE19h:07

O prefeito de Coxim, Edilson Magro, esteve em Campo Grande na segunda-feira (13) para participar de uma reunião com o governador Eduardo Riedel. A reunião faz parte de uma agenda realizada pelo Cointa – Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari, que reúne 14 municípios da região.

Na ocasião, o prefeito Edilson Magro aproveitou para apresentar as demandas de Coxim, as quais são: o zoneamento ecológico e econômico, o incentivo fiscal, o curso de medicina, melhorias da estrada MS-223 que liga São Ramão ao Jauru, e a pavimentação da MS-213 no município de Sonora, que vai beneficiar muitos produtores rurais do município de Coxim que investem na região.

Edilson Magro também destacou a presença do deputado estadual Júnior Mochi e do reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turini, que foram importantes para discutir o curso de medicina, que é uma demanda antiga da população de Coxim e região norte do Estado.

“Estou muito satisfeito com a reunião que tivemos com o governador Eduardo Riedel, que demonstrou sensibilidade e compromisso com as demandas do nosso município e dos municípios do Cointa. Coxim precisa de apoio para se desenvolver, para  gerar emprego e renda, para  melhorar a saúde e a educação. Por isso, apresentamos ao governador as nossas prioridades, como o zoneamento ecológico e econômico, o incentivo fiscal, o curso de medicina, e melhorias nas estradas. Agradecemos também a presença do deputado Júnior Mochi e do reitor da UFMS, Marcelo Turini, que foram fundamentais para discutir o curso de medicina, que é um sonho antigo da nossa população e que pode consolidar Coxim como polo universitário. Temos certeza de que o governador vai nos atender e nos ajudar a fazer de Coxim uma cidade melhor para todos", enfatizou o prefeito.

O presidente do Cointa, Enelto Ramos, em nome de todos os prefeitos do Consórcio, agradeceu ao governador Eduardo Riedel pelo apoio significativo enquanto secretário de Estado de Infraestrutura e pela atuação municipalista do governo em 2023. “A gente tem experiências e resultados positivos do Governo que pensa e enxerga os municípios. Isso faz uma enorme diferença e todos nós estamos entusiasmados com a gestão do Riedel, que tem mostrado ter o mesmo objetivo que o nosso enquanto prefeitos, que é o de fazer o serviço chegar lá na ponta, lá nos munícipes. Muito obrigado, governador”, disse o presidente que também é prefeito de Sonora.

Já o governador, ressaltou que sempre está atento às demandas dos municípios. “Vamos atuar sempre de maneira planejada, com organização, para atender às principais necessidades da população. Sabemos que cada município tem a sua dor e a sua prioridade e a gente tem sido parceiro nisso, em ouvir as demandas, planejar e trabalhar para atender os 14 municípios do Consórcio Cointa”, expressou o governador Eduardo Riedel.

Ainda foi mencionada a necessidade de liberação de cirurgias no Hospital Regional de Coxim, a viabilização de exames de alta complexidade via Cointa e o apoio para a construção de casas nas faixas 1 e 2 para os municípios que integram o Consórcio, enfatizando a questão do déficit habitacional.

Esporte e educação também foram pautas da reunião, que foi marcada por diálogo aberto, construtivo e de boas expectativas.

Participaram da reunião o coordenador geral, Pedro Freitas e o coordenador adjunto, Cleiton Oliveira. Dos 14 membros do Consórcio, estiveram presentes os prefeitos Dalmy Crisóstomo da Silva (Alcinópolis), Anízio Sobrinho de Andrade (Paraíso das Águas), Edervan Gustavo Sprotte (Bandeirantes), William Luis Fontoura (Pedro Gomes), Manoel Eugenio Nery (Camapuã), Cleidimar da Silva Camargo (Rio Negro), Reus Antonio Sabedotti Fornari (Rio Verde de Mato Grosso), Francisco de Paula Ribeiro Junior (Rochedo), Edilson Magro (Coxim) e o vice-prefeito de São Gabriel do Oeste, Valdecir Malacarne. Os secretários Hélio Peluffo (Seilog) e Eduardo Rocha (Casa Civil), também participaram da reunião.

Augusto Marques com informações de Fernanda Freitas

Saiba mais: Com municipalismo forte, Governo de MS recebe demandas de municípios que formam consórcio

 

Mamma dentro

Leia Também