CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
29 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Polícia Militar inicia implantação do Programa "Vizinhança Solidária, Vizinho Seguro" no bairro Silviolândia em Coxim

6 MAI 2023Por Redação/PL 08h:10

O 5º Batalhão de Polícia Militar iniciou na noite de quarta-feira (03), a implantação do Programa: Vizinhança Solidária, Vizinho Seguro em Coxim.

O programa Vizinhança Solidária, Vizinho Seguro, instituído pelo 5º BPM, inicialmente no bairro Silviolândia tem como objetivo principal a busca da troca de informações para a segurança da comunidade local, desenvolvendo um conjunto de ações de prevenção primária, melhorando a segurança e adotando medidas capazes de prevenir crimes e colaborar com a polícia.

Na primeira reunião no bairro Silviolândia contou com a presença do comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-coronel James Magno Morais Silveira, do Subcomandante, Major Tiago Carvalho Almeida, do Tenente Idelbrando Teodoro da Silva Filho, do vereador Flávio Duarte e o presidente do bairro Claudeir Pereira da Silva, que mobilizaram os moradores para reunião com objetivo de trocar informações para a melhoria da segurança local. "Este é um projeto inicial e vai expandir para todos os bairros de Coxim", frisou o comandante.

A proposta, como forma de projeto piloto no bairro Siviolândia possui como meta inicial a criação de um grupo de mensagem via aplicativo “Whatsapp”, com um pequeno grupo de moradores, policiais, comerciantes e demais agentes públicos locais, buscando coletar dados e informações que maximizem a atuação da polícia. É importante destacar que este canal de comunicação não deve ser utilizado em situações de urgência e emergência. Para este fim, o canal único e exclusivo da Polícia Militar continua sendo o telefone de emergência 190, além do 181 (Disque Denúncia).

Em um segundo momento, demais ações podem ser desencadeadas, conforme o interesse da comunidade, tais como, expansão dos integrantes do grupo, colocação de placas de identificação dos locais atingidos pelo programa (residências, comércios, órgãos públicos), instalação de equipamentos e compartilhamento de imagens de monitoramento, melhorias em locais públicos (iluminação, paisagismo, praças públicas, estrutura viária, sinalização, etc) que de forma direta ou indireta impactam na segurança. Palestras, reuniões, dentre outras ideias que surgem com a maior interação comunidade e Polícia Militar.

Durante a reunião com alguns moradores do bairro, foi debatido sobre o projeto, melhorias e a continuação dele, onde todos puderam contribuir com a Polícia Militar.

 
square banner

Leia Também