CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
29 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Policiais mirins de 1990 a 2002 do saudoso Centro Comunitário participam de confraternização e do desfile em comemoração aos 126 anos de Coxim 

15 ABR 2024Por Valdeir Simão/Diário X23h:31

No dia 11 de abril, Coxim celebrou seus 126 anos com o slogan “Eu Amo Coxim. Da minha cidade, eu me orgulho!”, destacando o amor e o orgulho que os coxinenses têm por sua cidade. Uma das atividades para comemorar a data magna, foi o desfile cívico-militar na avenida Filinto Muller, centro da cidade. 

Os mirins veteranos do período de 1990 a 2002, do Instituto Educacional Educacional Senhor Divino, mais conhecido como Centro Comunitário, fizeram uma participação mais que especial no desfile, foi impactante. Gian Marcos Rafael, comandou o pelotão na ordem unida,  composto por 22 participantes, entre homens e mulheres,  que uniformizados, marcharam e gritaram palavras de ordem, com o grupo se destacando, mostrando determinação,  garra e orgulho, arrancando aplausos do público do início ao fim do desfile. 

Após o desfile, alguns participantes declararam: "Quero agradecer a participação de cada um que esteve presente neste momento de retorno. A volta da Polícia Mirim impactou não apenas nós, mas também muitas pessoas. Não teve como conter a emoção entre nós. Presenciei as lágrimas do Claudival, da Derciana e da Ely. Quero dizer que isso é o resultado de um tempo que vivemos com muita intensidade e hoje nos volta à memória. Também agradeço ao nosso comandante Gian que realmente reencarnou o Gian de 30 anos e fez o momento acontecer, nos dando os comandos. Parabéns a todos!", declarou Kátia Alexandra.

Gian Marcos Rafael, afirmou: "Foi uma emoção muito grande novamente estar participando do desfile cívico em comemoração ao aniversário de Coxim com esses guerreiros e guerreiras da Polícia Mirim do Centro Comunitário 1992/2002. Pude reviver e matar a saudade desses alunos maravilhosos. Gratidão a Deus por me proporcionar imensa alegria e satisfação. Serei eternamente um guardião mirim de Coxim. Parabéns Coxim pelos seus 126 anos". 

Juliano Lopes, enfatizou: "Galera, muita emoção de ver vocês rachando o chão na cadência de vibração. Que orgulho de poder ter feito parte desta história". 
   
Mesmo quem não participou do desfile, manifestou apoio. Cleomara Rodrigues,   declarou: "Aos patrulheiros mirins quero aqui deixar meu sincero carinho e orgulho de todos vocês que estarão nos representando neste dia especial. Nós mirins com muito orgulho, fazemos parte da história da nossa querida Coxim. Veteranos experientes da nossa época, pois desbravamos com força, garra e determinação. Hoje nos orgulhamos muito do que passamos e aprendemos. Torcendo para que nosso exemplo venha dar continuidade. Energias positivas desejo para vocês guerreiros mirins. Meninos pratiquem a cadência. Meninas, se faltar a cadência, vão com elegância, isso eu sei que vocês tem de sobra. Meu coração estará vibrando aqui por vocês. Gratidão".  

Willi Thomas, relatou: "Fico feliz por esta geração ser unida. Parabéns aos envolvidos e aos que não puderam estar presente. Fico feliz por estar torcendo por uma história que criamos juntos com muita alegria. Tenho certeza que este esforço de cada um será valorizado em nosso corações. A Polícia Mirim jamais será esquecida".    

Confraternização
 

No domingo, 14 de abril, os mirins veteranos, com a presença também do Valdeir Simão (ex-presidente e ex-coordenador geral), Vilma Maria Marques (ex-secretária), Genésio - o Gê do Salgado (ex-professor da padaria), familiares e amigos, participaram de uma confraternização na Chácara do Felipe. Foi um dia de emoção, de reencontro, alguns até com mais de 30 anos que não se viam.

Participação no desfile de 11 abril. Foto: Reprodução

Além de Coxim, outros participantes vieram de outros municípios de Mato Grosso do Sul, e até de outro estado, como foi a presença do mirim veterano Francisco Clei da Silva, prefeito de Foz do Jordão, estado do Paraná, que junto com sua família, percorreram aproximadamente 1.000 km para participar da confraternização.  

Desde cedo, cada participante levou um prato de comida, leite, suco e refrigerantes para o café da manhã, com a maioria do que foi oferecido, foi devidamente preparado pelas mirins, numa clara demonstração do talento na cozinha.   

A animação durante o dia da confraternização ficou por conta dos cantores solo Caio Oliver  e Jeferson Duarte, que com voz e violão, agradaram a todos e atenderam os mais variados pedidos de música. 
 
O almoço, devidamente preparado por uma competente equipe, com cardápio variado, sendo servido o tradicional churrasco com empamonado. 

Na recreação e interação, foi realizada a dinâmica Locomotiva, os jogos de truco e voleibol, além de piscina e pula-pula, não faltando também à dança de salão com os animados participantes, até o início da noite de domingo.

No momento solene de abertura da confraternização, Valdeir Simão, ex-presidente e ex-coordenador geral, pelo período aproximado de 10 anos, falou das dificuldades e conquistas do Instituto Educacional Senhor Divino, quando a associação chegou a ter  mais de 1.000 alunos, de criança a idoso, participando de uma ou mais de uma, das inúmeras atividades educativas, profissionalizantes, esportivas ou culturais, com mais de 30 funcionários trabalhando, das 7h às 23h, de segunda-feira a sábado, além da equipe que trabalhava nos bailes do Centro Comunitário.

Entre as diversas atividades que o Instituto Educacional Senhor Divino oferecia para a população coxinense, destaca-se: Informática, reforço escolar, auxiliar de escritório, bordado, crochê, tricô, pintura em tecido, manicure, pedicure, corte e costura, confecção de bijuterias, datilografia, fanfarra, dança de salão, teatro, culinária, padaria, capoeira, taiyandô, confecção de papel reciclado, passeios educativos e recreativos, ordem unida, esportes, dentre outros. A merenda deliciosa feita pela Dona Rosélia (in memoriam) fazia a diferença na vida das  crianças e adolescentes. 

"A história da Polícia Mirim começou com o professor Edson Gusmão e Idelso Berro, sendo marcada por centenas de crianças e adolescentes que passaram pela entidade e hoje são empresários, advogados, professores, prefeito, produtores rurais, comerciantes, outros que ocupam cargos de destaque em empresas públicas e privadas e várias outras profissões, ou simplesmente donas de casa, pai, mãe, avô, avó, exemplares cidadãos, dignos de aplausos, reconhecimento e isto é que nos faz ter a certeza de que a superação de todos os obstáculos e das dificuldades do dia a dia,  valeu muito a pena, foi recompensador", destacou Valdeir.    

"Agradeço aos ex-prefeitos de Coxim que apoiaram a nossa administração, presidentes e componentes da diretoria, coordenadores, funcionários, pais e alunos, que de alguma forma colaboraram ou passaram pela associação. Participar de um momento destes, onde se encontram amigos de adolescência ou de trabalho e relembrar momentos vividos na instituição é maravilhoso. O momento é de comemorar com cada um que fez parte da história vitoriosa da Polícia Mirim de Coxim", finalizou Valdeir Simão.  

Claudival de Araújo, servidor público municipal e um dos responsáveis pela organização da confraternização, declarou: "Quero começar expressando a minha imensa gratidão a cada um de vocês por tornarem possível este reencontro tão especial. Reviver a nossa época de mirim, relembrar velhas histórias e compartilhar novas experiências foi uma verdadeira bênção.

A confraternização de domingo foi simplesmente maravilhosa, repleta de risos, abraços e emoções que aqueceram o coração. Cada momento foi único e ficará gravado em nossas memórias para sempre.

Gostaria de estender meus sinceros agradecimentos aos cantores que nos proporcionaram momentos de pura magia com suas vozes encantadoras. Suas performances foram o toque perfeito para tornar esse dia ainda mais especial.

Não posso deixar de agradecer imensamente aos amigos Atila, Silvio, Willi, Kátia, Gian, Dejane, Jeferson Duarte, Joelson Mariano, Marcelo Wizenfad, Marcelio Gás, Darinei e Gilson Prazeres, cujos apoios foram fundamentais para que este evento se concretizasse. 

Com o jogo de vôlei voltei no tempo literalmente, foi espetacular, foram momentos de pura diversão e competição saudável, nos quais pudemos reforçar os laços de amizade e camaradagem que nos unem.

Mais uma vez, obrigado a cada um de vocês por fazerem deste reencontro uma experiência inesquecível. Que possamos continuar cultivando nossa amizade e celebrando momentos como este por muitos anos", finalizou Claudival.

Kátia Alexandra, acadêmica do curso de Direito na UFMS, afirmou: "Ah, se pudéssemos voltar no tempo neste exato momento, o ano seria 1990 a 2002. O local seria o "Centro Comunitário", onde a merenda era a mais gostosa, a ordem unida disciplinava, o hino nacional era obrigatório e respeitado,  os cursos eram essenciais, jogar vôlei e futebol era o pivô  das confusões, a dança era a arte de movimentar o corpo, a aula de culinária era cortar frango e saber se o óleo estava quente, bastava jogar um palito de fósforo e esperar que acendesse. 

E os desfiles? Ah, esse momento trazia euforia: ensaios diários, preparação dos uniformes. Sem contar que o sapato ficava apertado ou ficava grande, às vezes caindo  do pé em meio ao desfile ou às vezes apertando. Mas eram pequenos detalhes superados pela alegria e o entusiasmo do momento. E os acampamentos? Muito esperado por todos, mas para participar tinha uma regra: ter boas notas. No trajeto muitas coisas aconteciam: O medo do desconhecido era visível e  o cansaço tomava conta. Mas a vontade de chegar no local, deixava tudo mais leve e divertido. 

E as festas? Momento de alegria e diversão. Haviam danças: quadrilha, dança da cadeira, dança cigana, etc. Além das barracas, os bailes e as matinês.

E a gata molhada? Momento em que o salão se tornava passarela para exposição de beleza, simpatia e postura. A plateia vibrava e os jurados precisavam escolher a vencedora.

Quantos momentos bons foram vividos e hoje recordarmos cada detalhe. Será história ou conto de fada? Se é história ou conto de fada, não importa. O que importa é que o caderninho da Dora, a sala de datilografia, o banheiro de tábua, o menino da bandeira, o garoto lento, o menino do short verde, o garoto da mão, o cantor, a zói rasgado, o jovem aprendiz, a gangue do buracão, dona Jambo e Sr. Jambo, o Poderoso Chefão, foram personagens que deram vida aos momentos vividos nos anos de 1990 a 2002. 

Gratidão à Polícia Mirim que deixou registrado em nossos corações os melhores momentos de uma infância repleta de coisas boas. Parabéns a todos os personagens desta história, que hoje estão aqui para relembrar cada detalhe e compartilhar sentimentos de um tempo que não volta mais, mas,  que através dessas lembranças, podemos construir uma nova história que servirá de conto para um novo tempo. 

Eternamente Mirins do Instituto Educacional Senhor Divino - Centro Comunitário", finalizou Kátia Alexandra. 

Confira as galerias de fotos do desfile e da confraternização, clicando nos links abaixo:

 

Galeria 1: Confraternização dos policiais mirins veteranos do período 1990 a 2002 do Centro Comunitário de Coxim -...

Posted by Valdeir Simao on Sunday, April 14, 2024
 

Galeria 2: Confraternização dos policiais mirins veteranos do período 1990 a 2002 do Centro Comunitário de Coxim -...

Posted by Valdeir Simao on Sunday, April 14, 2024
 

Participação dos Veteranos da Polícia Mirim de 1990 a 2002 do Instituto Educacional Senhor Divino - Centro Comunitário,...

Posted by Valdeir Simao on Monday, April 15, 2024

 

square banner

Leia Também