CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
30 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Moradores e vereadores se mobilizam para cobrar a retomada das obras de asfalto do bairro Senhor Divino nas proximidades da Toca do Rato

13 SET 2018Por Valdeir Simão15h:00

Na tarde de quarta-feira (12), moradores e comerciantes se reuniram com os vereadores Careca da Iluminação (PRB) e Sinval Batista (PSDB), para traçarem estratégias de ações para cobrar das autoridades competentes, o reinício das obras de asfaltamento do bairro Senhor Divino, nas proximidades da Toca do Rato.

A população da região tem cobrado, com persistência, que a empresa responsável pela obra, volte a executar o serviço, que segundo os moradores, sofreu paralisação há aproximadamente 60 dias, provocando muitos problemas para a saúde da comunidade, principalmente das crianças e idosos, ocasionadas pela grande quantidade de poeira.

De acordo com os moradores, os veículos também estão sendo prejudicados, devido as intensas trepidações (tartarugas) provocadas pelo rolo compressor das máquinas, além dos sérios transtornos pelo impedimento de entrar e sair com os veículos nas residências, tendo que deixá-los na rua, devido o desnível entre as ruas e as garagens e em muitos casos, as calçadas foram totalmente danificadas.

A pavimentação asfáltica do bairro Senhor Divino está sendo realizada em parceria com o município de Coxim, a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades, no valor de quase 780 mil reais, viabilizados através de emenda parlamentar da bancada federal. Na placa de divulgação da obra, o início foi registrado como se tivesse sido realizado na data de 16 de março de 2018 e o término em 16 de setembro de 2018, ou seja, daqui a dois dias. 

Antônio da Silva Freitas, 54 anos, proprietário do Bar do Antônio, situado na Rua Paulo Américo dos Reis nº 147, relatou a sua indignação com a poeira, que invade todas as dependências, fazendo com que as pessoas deixem de frequentar o seu comércio, o que tem provocado uma grande perda de clientes e consequentemente, lhe causando enormes prejuízos financeiros  

Thais Fernandes, 24 anos, tem uma filha de um ano e meio e tem que deixar a criança com a avó que reside no bairro Senhor Divino. Segundo a senhora Thais, a criança está ficando doente com bastante frequência, com gripes e resfriados, devido a intensa poeira que se concentra dia e noite em toda a região.  

Laucídio Flores, 69 anos, aposentado, disse que sofre de insuficiência respiratória, onde a poeira tem feito com que ele tenha uma vida com muitas dificuldades, principalmente no período da tarde. O senhor Laucídio sugeriu que o caminhão pipa passe molhando as ruas de manhã e a tarde para amenizar um pouco os problemas ocasionados pela poeira.

Abias Alencar, 80 anos, também aposentado, demonstrou a sua indignação com a paralisação das obras de asfaltamento, que da forma que ficaram as ruas, com o caminhão pipa passando somente de 3 em 4 dias e ainda muito rápido, não dá tempo do solo ficar molhado, devido ao intenso calor e a alta velocidade dos veículos que provocam uma intensa e constante poeira, que invadem os quintais e casas, obrigando as pessoas a limparem suas residências várias vezes ao dia.

O vereador Sinval Batista disse que as solicitações, transtornos e questionamentos dos moradores e comerciantes precisam de uma resposta imediata do poder Executivo. “O papel dos vereadores de Coxim e dos deputados federais, foram feitos, que foi o de viabilizar os recursos. Cabe agora ao Município e a nós vereadores, fiscalizar a empresa contratada e exigir a execução com qualidade do serviço, além do fiel cumprimento dos prazos”. Ressaltou o parlamentar.

Foto: Igor Casal

Após ouvirem atentamente as manifestações de indignação e revolta dos moradores, os vereadores Careca da Iluminação e Sinval Batista acertaram os detalhes para uma reunião que será realizada em data e local a serem definidos, com a participação de uma comissão composta pelos dois parlamentares, por dois representantes dos moradores, Antônio da Silva Freitas e Joaquim Venâncio da Silva, pelo chefe de gabinete da prefeitura, Thiago Evaristo de Paula, pelo  engenheiro da prefeitura, Reinaldo de Melo e pelo representante da empresa em Coxim, Jânio Rodrigues. 

O vereador Careca da Iluminação entrou em contato por telefone com o empresário Jânio, que segundo ele, a prefeitura de Coxim já executou a medição da obra e encaminhou para a Caixa Econômica Federal e que até o momento foi liberado somente 50% (cinqüenta por cento) do total dos recursos.

De acordo com o senhor Jânio, o Executivo está tomando todas as medidas necessárias para que os recursos sejam encaminhados para a empresa responsável pela obra e os trabalhos de asfaltamento sejam retomados imediatamente.

Vereadores Careca e Sinval em reunião com os moradores do bairro Senhor Divino. (Foto: Igor Casal)
Foto: Valdeir Simão - Diário X

 

Por: Valdeir Simão

square banner

Leia Também