CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Sebrae

Empreendedores e produtores da agricultura familiar participam do Dia da Oportunidade em Coxim

15 ABR 2023Por Redação/PL 07h:10

Mais de 300 empreendedores e produtores da agricultura familiar participaram, nesta quinta-feira (13), do Dia da Oportunidade em Coxim. 

Como parte do calendário de eventos realizados em comemoração ao aniversário do município, celebrado na terça-feira (11), a ação gratuita foi realizada pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, e levou para o público uma ampla programação composta por sessão de negócios, feira com empreendedores locais e capacitações nas áreas de gestão, vendas e atendimento.

De acordo com o prefeito de Coxim, Edilson Magro, a iniciativa veio, principalmente, para fortalecer o comércio local. “Essa parceria entre a Prefeitura e Sebrae é muito importante. Nesse evento trouxemos oportunidades aos pequenos empreendedores e produtores para que eles possam melhorar a empresa deles e, com isso, gerar emprego e renda, fomentando o desenvolvimento do nosso município”, pontuou o líder do Executivo.

Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a principal proposta do evento foi levar conhecimento para quem já empreende ou deseja ter o próprio negócio. “Essa é mais uma ação do programa Cidade Empreendedora em Coxim. Nesse evento reunimos as melhores soluções que temos no Sebrae para trazer oportunidades para quem vive no município. Nosso grande objetivo foi apoiar o pequeno empreendedor, levando conhecimento e informações para que ele possa crescer, além de possibilitar a conexão entre os empresários e o surgimento de novos negócios. É o Sebrae trabalhando em conjunto com a prefeitura e demais parceiros para a promoção do desenvolvimento”, destacou Amarilha.

Durante o Dia da Oportunidade, também houve o lançamento do Portal Empreende Coxim. A plataforma digital, desenvolvida por meio do eixo “Compras Públicas” do programa Cidade Empreendedora, vem para facilitar o acesso dos empreendedores locais aos editais de licitação lançados pela prefeitura. 

A ferramenta já está disponível para cadastro dos empreendedores locais e as funcionalidades dela foram apresentadas ao público. Por meio do portal, é possível ter acesso às exigências que devem ser cumpridas para que as empresas locais se tornem aptas para participar dos pregões, além disso, o comerciante também tem a possibilidade de esclarecer dúvidas através de um chat, via Sala do Empreendedor.

Ações para os empreendedores

Para promover o networking entre os pequenos empreendedores locais e empresas âncoras, a programação do Dia da Oportunidade foi aberta com a Sessão de Negócios que reuniu 34 empresas distintas. 

O encontro possibilitou o acesso ao mercado e conexões com compradores, como foi o caso de Jobson Simenes, proprietário de uma loja de ar-condicionados, que pontuou a relevância da ação para as empresas locais. “Estou no comércio há 35 anos e nunca tinha participado de uma ação como essa. Foi muito importante para que a gente pudesse conhecer outras empresas e ter a possibilidade de fechar negócios. Participar disso me trouxe mais conhecimento e ânimo para trabalhar e conquistar novos clientes”, ressaltou o empresário.

Durante o evento, também teve a Feira de Negócios com a participação de produtores da agricultura familiar e empreendedores do município que apresentaram produtos para a comunidade. Entre as expositoras esteve Dalquia Pedroso de Jesus, dona da empresa “Kitutes da Dal”. Há um ano, ela está em Coxim e atua com a produção de bolos e doces.

“Eu faço parte de um grupo de mulheres empreendedoras que chama Girassol, fiquei muito feliz de ter sido convidada para expor meus produtos aqui. Sempre participo dos eventos do Sebrae e é uma forma de mostrar para as pessoas o que eu faço. Como a minha principal forma de divulgar são as redes sociais, quando a gente sai e fica perto do público é importante para que outras pessoas conheçam meu trabalho. Minhas vendas aumentaram bastante desde que comecei a participar de eventos como esse”, comentou Dalquia.

Outra iniciativa importante do evento, foi levar conhecimento para que o empreendedor pudesse se qualificar. Dentre as capacitações, esteve a palestra magna “O Catador de Sonhos”, ministrada por Geraldo Rufino, empresário case de sucesso, dono da maior empresa de reciclagem da América Latina. Além disso, o Dia da Oportunidade também promoveu outras palestras com as temáticas “Como a inteligência digital pode ajudar você”; “Quero vender mais, e agora?”; “Atendimento como maior diferencial”; “Gestão de vendas, fidelizando seu cliente”; e “Gestão de tempo e produtividade”.

Quem participou das capacitações como Delza Fernandes, proprietária da empresa “Mais Sabor Coxim”, enfatizou como o conteúdo apresentado irá ajudar na melhoria da empresa. “A gente precisa aprender mais e se reciclar o tempo todo porque as coisas mudam e a tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia, então, adquirir novos conhecimentos fez toda a diferença para mim. O evento foi muito bacana e ainda permitiu que a gente tivesse contato com outros empresários e ampliasse a nossa rede de relacionamento para futuros negócios”, expôs a empreendedora.

O Dia da Oportunidade também trouxe atendimentos tanto para quem já empreende quanto para aqueles interessados em abrir a própria empresa com orientações levadas pelo Sebrae e parceiros. Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.
 
Dia da Oportunidade em Coxim

Por meio do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal de Coxim, realizou, nesta quinta-feira (13), o Dia da Oportunidade no município. Com ampla programação, o evento gratuito levou para empreendedores e produtores da agricultura familiar uma Feira com a participação do comércio local, sessão de negócios e capacitações nas áreas gestão, vendas e atendimento. Na mesma data, também foi lançada mais uma entrega do Cidade Empreendedora para o município: o Portal Empreende Coxim que irá facilitar o acesso das empresas locais aos editais de licitação lançados pelo poder público. 

Estiveram presentes no evento Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae/MS; o prefeito de Coxim, Edilson Magro; o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Sérgio Alexandre; e o presidente da Câmara Municipal, Ademir Peteca.

Natalie Malulei/Sebrae

 
square banner

Leia Também