CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
27 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Em Coxim, empresária produz velas aromáticas inspiradas no Pantanal e cresce com apoio do Sebrae

Adriana Neves Costa se capacitou por meio de ações do programa Cidade Empreendedora e adquiriu conhecimento para se desenvolver no mercado  

26 FEV 2024Por Redação/EC20h:59

Perfumes que remetem à fauna e a flora pantaneira são os que  trazem originalidade às velas aromáticas produzidas pela empreendedora Adriana Neves Costa, moradora de Coxim, região norte de Mato Grosso do Sul. 

A singularidade dos itens se destaca pelas fragrâncias exclusivas, só que organizar a empresa e conseguir expor esse diferencial foi um desafio para alcançar o sucesso do negócio. Um cenário que mudou com o conhecimento levado pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com  a Prefeitura Municipal de Coxim. Hoje Adriana melhorou a gestão da empresa e já cogita, até mesmo, a exportação dos produtos artesanais. 
 
Para obter esse resultado, foi necessária muita persistência e dedicação. Adriana abraçou o empreendedorismo como fonte de geração de renda há dois anos quando começou a comercialização das velas aromáticas. A ideia de apostar no produto veio em uma viagem para Mogi das Cruzes (SP), cidade onde a empreendedora nasceu. 

Ao conhecer esse mercado, Adriana viu que poderia se inspirar nas belezas encontradas no bioma Pantanal, algo que a encantou quando adotou Coxim como casa há nove anos. 
 
“Antes de começar a fazer as velas, eu trabalhava com floricultura, mas depois de uma crise, que me trouxe sérios prejuízos, não sabia o que fazer. Só fui descobrir quando viajei para a minha cidade natal, Mogi das Cruzes, e conheci esse mercado de velas aromáticas. Foi quando dei o primeiro passo para trazer essa ideia a Coxim, pois era algo diferente e novo por aqui. A partir daí, tudo começou a mudar em minha vida”, contou a microempreendedora.
 
A empresa ganhou o nome de “Amada Luz” que nada mais é que uma junção de palavras muito utilizadas por Adriana quando ela quer dizer ou transmitir algo positivo, assim como suas velas. “No início não foi nada fácil. O dinheiro estava escasso e para fazer as velas, exigia recursos, como comprar panelas, colheres, embalagens, cera, moldes, fragrâncias, enfim, todo o material que eu precisava para começar. Se não fosse a minha mãe e a rifa que eu decidi fazer para arrecadar dinheiro, nada seria possível”, relatou. 
 
Mas, somente os recursos não seriam o suficiente para a empresa amadurecer. A empresária precisava de ajuda técnica para deixar o negócio mais promissor. Foi quando ela conheceu o trabalho realizado pelo Sebrae e começou a participar de diversas capacitações, em temas como vendas, fluxo de caixa, gestão financeira e atendimento ao cliente. 

Foto: Divulgação

Adriana também recebeu consultorias especializadas para a melhoria do design dos produtos e embalagens e, a partir desse suporte, conseguiu organizar o negócio e alavancar as vendas. “O Sebrae foi o responsável por dar uma reviravolta em minha vida. A chave virou e meu negócio começou a dar certo. As capacitações e consultorias que recebi e ainda recebo, foram fundamentais”, declarou. 
 
A partir disso, a empresa “Amada Luz” começou a ganhar mais notoriedade. Pelo fato de as velas aromáticas trazerem elementos do bioma pantaneiro, ela foi uma das empresárias que participou de outra consultoria do Sebrae e ao final, obteve o selo “Made in Pantanal”, que agrega valor à produção. Os itens são divulgados de forma on-line na plataforma madeinpantanal.sebrae.com.br.

Por meio da iniciativa, ela conseguiu trazer mais visibilidade para o trabalho que desenvolve. Adriana passou a expor as velas aromáticas em eventos a nível estadual, como a 19ª RuralTur, que reuniu produtos feitos no Estado e de outras regiões brasileiras entre os dias 12 e 14 de dezembro de 2023, em Campo Grande; e o 1º Festival Internacional da Carne, também realizado na capital sul-mato-grossense, só que em setembro do mesmo ano. 

“Produzi uma vela que eu faço com galhos de enrosco extraídos do rio Taquari como um dos produtos para expor e deu certo. O Sebrae me levou para lugares e me fez conhecer pessoas que eu jamais imaginaria”, ressaltou. 
 
Com esse apoio, Adriana ampliou o número de clientes e agora pensa em romper fronteiras e levar o produto para o exterior. Para possibilitar a exportação, ela já deu início às adequações necessárias. “Estou em processo de construção dessa etapa, pois preciso me regularizar em ralação a alguns aspectos exigidos, então, logo esse sonho também será realizado em minha vida”, concluiu a empreendedora.
 
Produtos e fragrâncias
 
Para trazer exclusividade ao produto, Adriana apostou em fragrâncias autorais feitas a partir de matérias-primas orgânicas. Atualmente, já possui mais de 13 variedades e a primeira produzida por ela foi extraída da flor do pequi – um fruto muito conhecido e apreciado em Mato Grosso do Sul. “Todas as minhas fragrâncias são enviadas para um laboratório, em São Paulo, para desenvolver. Hoje eu tenho um código que ninguém consegue plagiar. Tem cheiros que demoram meses para chegar ao mais próximo e fidedigno ao que eu quero”, explicou.
 
As inspirações para a produção dos aromas não se concentram somente na flora, mas também na fauna pantaneira e trazem elementos que remetem às aves presentes no bioma como o tuiuiú, o tucano e a arara-canindé. Além do cheiro, o design do produto também ressalta as cores e características dos animais, detalhes que trazem originalidade para as peças e agregam valor.
 
“Com a ajuda do Sebrae, foi possível conquistar essa minha identidade e conseguir entender a identidade olfativa de cada cliente. Eu amo o que faço, me descobri como empreendedora e minha motivação e vontade de crescer aumentam cada vez mais. Serei eternamente grata pela oportunidade e pela mudança que o Sebrae fez minha vida”, destacou Adriana.
 
Cidade Empreendedora
 
Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Coxim é contemplada pela iniciativa desde 2022 e, de lá para cá, várias capacitações foram promovidas com a proposta de dar apoio ao comércio local e possibilitar que os empreendedores pudessem melhorar o desempenho dos negócios.
 
Paralelamente a esse trabalho de levar conhecimento aos empreendedores locais, o programa também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo.
 
Junto com Coxim, outros 35 municípios também fazem parte do programa em Mato Grosso do Sul: Água Clara, Amambai, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Bela Vista, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dourados, Inocência, Jaraguari, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.
 
Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue 0800 570 0800.

Augusto Marques/AssCom PMC

square banner

Leia Também