CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
26 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Coxim registra o 6º óbito e desrespeito ao novo toque de recolher pode aumentar o número de casos de Covid-19

6 SET 2020Por Paulo Ricardo13h:55

O Boletim Epidemiológico COVID-19 nº 165 do município de Coxim/MS publicou no sábado (5) o 6º óbito. Os dados da vítima, pelo novo coronavírus, já aparecem no Boletim da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul. É uma mulher de 48 anos, com notificação do caso no dia 03 de setembro e óbito no dia 05 de setembro. A mesma apresentava comorbidades de Imunodeficiência e Imunodepressão.

Denúncias

A reportagem do site Diário X recebeu no sábado (5), após às 23 horas, diversas denúncias de som alto, aglomerações e jovens sem máscara em diversos locais da cidade de Coxim/MS, principalmente, na avenida Virgínia Ferreira.

Município de Coxim volta a ser tema nas redes sociais nesse feriadão de 7 de setembro, em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19)

Na quinta-feira (3), o prefeito de Coxim, Aluizio São José (PSB) e o secretário de Saúde, Franciel de Oliveira (PSB), durante uma live, apresentaram o Decreto Nº 455/2020 com flexibilizações para o comércio no município (veja na íntegra no final da matéria).

Conforme explicação, a flexibilização foi determinada após queda dos números de casos ativos e o aumento considerável de casos recuperados

Entretanto, muitas pessoas - na maioria jovens - e alguns estabelecimentos comerciais estão desrespeitando o novo horário do toque de recolher: das 23:00 horas às 5:00 horas do dia seguinte. Essa atitude pode prejudicar os comerciantes que estão seguindo as regras do decreto e, ao mesmo tempo, trazer de volta um aumento no número de casos ativos na cidade.

Efeito bares e restaurantes

Pesquisa realizada pelo Hospital Universitário Germas Trias i Pujol (Can Ruti) em Badalona - Barcelona e pela Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), divulgada neste domingo (6), explica que “o efeito de bares e restaurantes pode ter grande repercussão na evolução das epidemias”, onde as medidas são muito menos respeitadas do que em outras circunstâncias, como a distância de segurança interpessoal e o uso de máscara.

O relatório da pesquisa foi enviado para Comissão Europeia com o título: “Análise e previsão do covid-19 para UE-EFTA-Reino Unido e outros países”

O estudo ainda alerta que a Espanha sofre “uma segunda onda” da epidemia Covid-19 e que pode atingir o resto da Europa nos próximos dias (Fonte: R7 / EFE).

Polícia Militar

A Policia Militar esteve na avenida Virgínia Ferreira, por volta das 23h40, para conter os veículos com som alto. O proprietário de um carro, com som alto, foi abordado pelos policiais do 5º BPM na frente da conveniência CPF (veja o vídeo abaixo). A guarnição presente na avenida, informou a reportagem do Diário X que prestam apoio a Vigilância Sanitária, quando solicitado.

Vigilância Sanitária

O plantão da Vigilância Sanitária de Coxim (celular 99962-3170) informou para reportagem do site Diário X, que registraram - através de fotos - alguns estabelecimentos que ignoraram a norma fixada pela prefeitura e ultrapassaram o limite de horário estabelecido pelo Decreto 455/2020, que é até 23h. Conforme o plantonista, os estabelecimentos serão autuados na terça-feira (08), após o feriadão do dia 7 de setembro.

Redes sociais

Enquanto algumas pessoas ironizam nas redes sociais sobre a situação, outros observam com perplexidade o intenso movimento e aglomeração na avenida Virgínia Ferreira, após o prefeito Aluizio São José e o secretário de saúde, Franciel de Oliveira, flexibilizar as medidas em plena pandemia do novo coronavírus.

“Infelizmente as pessoas não respeitam o toque de recolher, as rodinhas [na avenida] voltaram, distanciamento social então - nem pensar, ninguém tá de máscara e o pior é o som alto dos carros. Fico com dó dos velhinhos [lar dos idosos] com esse som alto”, disse uma pessoa que entrou em contato com a reportagem do Diário X 

Lar dos Idosos

A Casa Lar dos Idosos de Coxim, recebe homens e mulheres entre 60 a 98 anos. A mesma, fica situada na Avenida Virginia Ferreira nº 381, em frente da conveniência Tribus. Desde o dia 01 de janeiro de 2020, a Casa Lar é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Coxim.

Os idosos, que possuem uma rotina de horários, inclusive para descansar, sofrem com o som alto de vários veículos estacionados próximo a casa durante o período da noite e madrugada, além das arrancadas bruscas de alguns carros e de outras motos que passam com escapamentos fora dos padrões (barulhentos), principalmente, aos finais de semana e feriados prolongados.

Os idosos da Casa Lar sofrem com barulhos no período da noite, principalmente, aos finais de semana. Foto: Paulo Ricardo - Diário X

Casos de coronavírus em Coxim

Em Coxim, o número de casos do novo coronavírus até o boletim de sábado (5), são 445 casos confirmados e 6 óbitos. Ainda, conforme o boletim, 2 pacientes estão internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional de Coxim. Os novos dados devem ser divulgados no boletim deste domingo (6), após às 16 horas.

Casos de coronavírus em Mato Grosso do Sul

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, divulgou neste domingo (6) que já são 53.491 casos confirmados de Covid-19 e 966 óbitos no estado. Nos últimos 7 dias a média é de 710 casos novos no estado e na capital, Campo Grande, a média é de 271 casos novos.

Veja abaixo, na íntegra, o decreto:

DECRETO Nº 455/2020 

“Dispõe sobre flexibilizações no comércio e dá outras providências”

O PREFEITO MUNICIPAL DE COXIM, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, no uso de suas atribuições legais,

CONSIDERANDO o disposto no art. 30, I e II, da Constituição Federal (CF/88);

CONSIDERANDO o disposto no art. 23, II, da Constituição Federal (CF/88);

CONSIDERANDO as disposições da Lei n. 13.979, de 2020;

CONSIDERANDO a declaração pública de situação de pandemia em relação ao novo coronavírus pela Organização Mundial de Saúde-OMS em 11 de março de 2020, assim como a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional da Organização Mundial de Saúde, em 30 de janeiro de 2020, da mesma OMS, a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional – ESPIN, veiculada pela Portaria n. 188/GM/MS, em 4 de fevereiro de 2020, e o previsto na Lei n. 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus;

CONSIDERANDO que o grupo de risco para infecção pelo novo coronavírus – covid19 compreende pessoas idosas, gestante e pessoas com doenças crônicas, imunossupressoras, respiratórias e outras comorbidades preexistentes que possam conduzir a um agravamento do estado geral de saúde a partir do contágio;

CONSIDERANDO que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, na forma do artigo 196 da Constituição;

RESOLVE:

Art. 1º - Fica determinado o fim de restrições nas atividades comerciais – lockdown – aos domingos, observadas as regras gerais de prevenção à doença coronavírus/covid-19 emitidas pela Gerência de Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de Coxim-MS.

Art. 2º - O recolhimento domiciliar – Toque de Recolher – será, a partir desta data, das 23:00 horas às 5:00 horas do dia seguinte, mantidas todas as cominações regulamentares em caso de descumprimento.

Art. 3º - Os serviços de entrega em domicílio – delivery – por parte das atividades comerciais autorizadas a realizar este trabalho junto ao consumidor, poderão ser feitos até as 24:00 horas, desde que seguidas as notas técnicas emitidas pela Gerência de Vigilância Sanitária;

Art. 4º - Fica autorizada de quarta a sábado a realização de som ao vivo em Bares, Restaurantes e Lanchonetes, mediante as seguintes recomendações;

1. Área de destinada a apresentação dos músicos deverá ser isolada e exclusiva;

2. Os músicos deverão ficar em distanciamento mínimo social de 2 metros um dos outros;

3. Fica proibido o trânsito dos músicos durante a apresentação em meio a clientes;

4. Fica proibida a criação de espaços destinados a dança;

5. O estabelecimento deverá dispor no local destinado aos músicos álcool a 70%;

6. Os músicos só estarão dispensados do uso de máscara durante a apresentação;

7. Os músicos deverão higienizar microfones, instrumentos e equipamentos antes do início de cada apresentação;

8. Fica determinado o encerramento das apresentações em trinta minutos (30min) antes do toque de recolher;

Art. 5º – Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Coxim- MS, 03 de setembro de 2020.

ALUIZIO SÃO JOSE
PREFEITO MUNICIPAL
COXIM/MS

 
  • Avenida Virginia Ferreira - Coxim/MS. Foto: Paulo Ricardo - Diário X
  • Avenida Virginia Ferreira - Coxim/MS. Foto: Paulo Ricardo - Diário X
  • Avenida Virginia Ferreira - Coxim/MS. Foto: Paulo Ricardo - Diário X
Mamma dentro

Leia Também