CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
29 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Coxim elege o Conselho Tutelar para o quadriênio 2024/2027

1 OUT 2023Por Valdeir Simão/Diário X19h:04

A eleição para conselheiro tutelar realizada neste domingo na Escola Estadual Viriato Bandeira, em Coxim, contou com 1.600 votos. O eleitor votou em apenas um candidato. O Município conta com aproximadamente 25 mil eleitores.  

A votação iniciou às 8h e terminou às 17h. A apuração dos votos foi muito rápida, já que o processo de votação foi feita com urnas eletrônicas em 5 seções. 

A eleição unificada para o Conselho Tutelar de Coxim, contou com a participação de nove candidatos e  teve o seguinte resultado preliminar:

Conselheiros titulares:

1º- Celsinho da Perícia: 293 votos;
2º- Karen Vidovix: 217 votos;
3º- Dayana Eugênio: 204 votos - reeleita;
4º- Flávia Gabriela: 180 votos;
5º- Karen Gomes: 162 votos.

Conselheiros suplentes:

6º- Leandra Alves: 159 votos;
7º- Rosângela Zanchett: 154 votos;
8º- Welington Alencar: 115 votos;
9º - Murilo Garcia: 110 votos. 

A posse dos conselheiros está prevista para o dia 10 de  janeiro de 2024. 

Eula Carla Vieira Silvestre, presidente da comissão de escolha do Conselho Tutelar, avaliou o processo eleitoral, declarando: Foi um trabalho surpreendente, a população, por mais que tenha sido um dia quente em Coxim, a população se mobilizou, comparecendo 1.600 pessoas votantes. A equipe também se mobilizou bastante, então a minha avaliação é de um trabalho de sucesso. Agradeço a população em primeiro lugar que teve a consciência de comparecer, e as pessoas falaram, olha, eu vim aqui exercer o meu direito de cidadão, foram momentos inexplicáveis. Não posso deixar de  agradecer a dedicação dos candidatos, da comissão, da justiça eleitoral, dos mesários, do promotor de justiça, da imprensa e de toda essa competente e dedicada equipe". 

"A previsão de posse é para o dia 10 de janeiro de 2024,  lembrando que agora é um resultado preliminar, esses foram os 5 candidatos  mais votados. Tiveram algumas denúncias, como sempre tem em todas as eleições e a comissão vai avaliar e acreditamos que até o dia 10 de outubro sai o resultado final sobre os  5 eleitos e suplentes. Mais uma vez agradeço primeiramente a toda a equipe que trabalhou, 'uma andorinha só não faz verão,' foi todo um trabalho junto com o CMDCA, com a comissão responsável, mais o suporte de todos os mesários voluntários e toda a equipe, com os candidatos sempre sendo compreensivos, fazendo a campanha dentro da legalidade, nos ajudando, então, só nos resta agradecer a todos que nos auxiliaram neste processo. Muita obrigada", finalizou Eula Carla.  

O promotor de justiça de Coxim, Michel Maesano Mancuelho,  declarou: "A expressiva participação da população demonstra que o coxinense está atento à tutela dos direitos das crianças e dos adolescentes. Afinal de contas, são os conselheiros tutelares e as conselheiras tutelares que estão na linha de frente tutelando esses direitos, auxiliando aquelas crianças e adolescentes em situação de risco, auxiliando as famílias que eventualmente precisam de uma assistência, de uma orientação nessa área e apoiando as ações, quer do Ministério Público, quer do Poder Judiciário, na tutela desses direitos. Esses cargos (conselheiros tutelares) são imprescindíveis para a sociedade hoje, eles devem ser respeitados e a população cada vez mais está tomando consciência da importância que eles representam na nossa sociedade. Então a gente fica muito feliz pelo pleito ter sido organizado e realizado de uma maneira coordenada, correta, tudo ocorreu dentro da normalidade". 

"Evidentemente existem questões que serão devidamente apuradas, mas em linhas gerais tudo ocorreu dentro da normalidade. O Ministério Público está à disposição para recepcionar os cidadãos, receber eventualmente alguma representação, uma queixa, ou fornecer alguma orientação. Nós estamos à disposição na promotoria", finalizou o promotor.

 
  • Foto: Valdeir Simão/ Diário X
  • Foto: Valdeir Simão/ Diário X
  • Foto: Valdeir Simão/Diário X
square banner

Leia Também