CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
08 de setembro de 2024
Coxim
24ºC

Coxim MS

Cansados de filas em unidade de saúde do Piracema, pacientes pedem ajuda a vereador

3 MAR 2017Por Paulo Ricardo e Youssef Nimer16h:55

Indignados e exaustos por terem que esperar quase duas horas numa fila, expostos ao sol ou chuva, dezenas de pacientes da Unidade de Saúde Totó Araújo no bairro Piracema fizeram um verdadeiro pedido de socorro ao vereador Marquinhos Vaz (PPS), na manhã desta sexta-feira (3). 

Atendendo ao chamado dos moradores, Vaz foi até o local e constatou as dificuldades vivenciadas por quem procurava por uma vaga para atendimento médico. Uma das principais reclamações dos pacientes é de que para agendar uma consulta, que na maioria das vezes só ocorreria na semana seguinte, eles precisavam chegar com antecedência para garantir a vaga e eram obrigados a aguardar do lado de fora até que unidade inicie o expediente previsto para as 8 horas.

 “Essa fila aqui no meio do sol é só pra gente marcar e não sabe nem pra que dia vai ser atendido” reclamou uma das moradoras do bairro que pediu para não ter o nome divulgado.

Diante da situação e em busca de uma solução, Marquinhos entrou imediatamente em contato com Secretário Municipal de Saúde, Rogério Souto, que encaminhou uma equipe até o local.

Acompanhada da responsável por planejamento e gestão, Leila Kohl, e da coordenadora de atenção básica de Coxim, Sinthia Bezerra, a coordenadora da Policlínica, Lucimara Mourão conversou com o vereador e também ouviu as reivindicações dos pacientes.

Depois de uma rodada de conversa e votações visando solucionar a situação, a maioria dos pacientes que estavam presentes optou por mudar a forma de atendimento na unidade.

De acordo com a nova definição, a partir de 20 de março, a unidade passa a atender por livre demanda, ou seja, 10 pacientes previstos para o período da manhã e mais 10 no período da tarde. Caso o paciente procure a unidade nos dias em que o médico esteja fazendo visitas nas casas, a enfermeira da unidade encaminhará os casos de emergência para o Hospital Regional Álvaro Fontoura.

Conforme Lucimara, o sistema de já funciona assim na Policlínica e em outras unidades de saúde do município e tem dado certo.

Marquinhos destacou a importância do estreitamento da relação entre o legislativo e o executivo com população. “O nosso primeiro passo tem que ser ouvir a população e depois buscar soluções, muitas vezes tão simples, que atendam a necessidade do coletivo, além disso, é preciso investir ainda mais na atenção básica à saúde, com mais postos e mais profissionais” avaliou o vereador. 

Fonte: Assessoria do Vereador

M9

Leia Também