CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
24 de julho de 2024
Coxim
24ºC

Coxim MS

Bairro Nova Coxim sofre com as chuvas, descaso e abandono

24 JAN 2017Por Valdeir Simão15h:35

A movimentação das pessoas que moram no Bairro Nova Coxim está ficando cada dia mais difícil, principalmente no atual período das chuvas, onde a enxurrada tem aberto nas ruas enormes buracos e valas e em alguns lugares tem se formado grandes reservatórios de água, deixando os moradores praticamente em pânico e sem o direito fundamental de ir e vir.

Na Estrada Velha tem uma poça de grande extensão e profundidade que para atravessá-la o condutor tem que se aventurar "mergulhando" o veículo ou então utilizar uma rota alternativa, que é um desvio perigoso ao lado de um pasto. Em uma das entradas do bairro, na Avenida Federal, tem também várias poças que estão bem próximas uma da outra quase formando uma lagoa (veja as fotos na galeria).   

No momento que a reportagem do Diário X estava fotografando e filmando os locais, presenciamos a dificuldade de passar pela Estrada Velha e a Avenida Federal, onde ouvimos a indignação de turistas e de coxinenses que estavam indo para o Córrego Fortaleza, Balneário 13 de Maio e outros locais de visitação. 

A falta de iluminação pública têm sido outra preocupação dos moradores, que se sentem inseguros devido a escuridão em diversos locais do bairro. O problema já foi constatado pelos Vereadores Marcos Vaz - o Marquinhos (PP) e Lucimar Barbosa - o Careca (PRB), que há poucos dias fizeram um trabalho de sinalização de aproximadamente 90 (noventa) postes que necessitam de reparos.

Os terrenos baldios e os espaços destinados às calçadas estão com o mato alto e são utilizados por algumas pessoas para o descarte de lixo e entulhos, propiciando um ambiente favorável para a proliferação de animais peçonhentos como escorpiões, ratos, baratas, cobras e o mosquito aedes aegity transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e agora recentemente até mesmo febre amarela.

A coleta de lixo também está sendo um dos problemas relatados por várias pessoas, na sua maioria donas de casa, que disseram que o caminhão da coleta de lixo tem passado somente uma vez por semana, fazendo com que o lixo de torne uma questão de risco para a saúde pública, que necessita de uma solução rápida da Secretaria de Obras do município.

D.A.M de 58 anos, líder religioso que não quis se identificar e reside no bairro há muitos anos, comentou que "todo mundo sabe que a cada ano no período das chuvas, essa triste situação se repete no nosso bairro, porque a Secretaria de Obras não toma as  medidas preventivas de contenção das águas no período seco e agora não adianta só jogar uma terra e esparramar, é preciso colocar um material cascalhado e ser feita sua compactação, caso contrário na primeira chuva todo o serviço vai embora, enchendo o rio de terra. E a iluminação pública que a gente paga caro, só aqui perto da minha casa, tem três postes com as luzes apagadas", concluiu.

As redes sociais tem sido a ferramenta utilizada para a população solicitar providências dos Vereadores e do Poder Executivo. H. C. A, comentou no facebook:

"boa noite vereador Marquinhos Vaz, gostaria muito de uma ajuda de vc e do secretário de obras na Rua Otair da Cruz Bandeira no bairro Nova Coxim ali próximo ao bar do Ciço Curimba. Por favor passem uma patrola e jogue um cascalho. Já não estou conseguindo sair com meu carro pra ir trabalhar. Eu mesmo já tampei várias vezes as valas que a chuva fez naquela rua. Tá crítica a situação lá e peço por favor, façam isso. Vai ajuda não só eu mais todo mundo lá. Qualquer coisa me liga ... Obrigado". (Fonte: Facebook de H.C.A)

ESCLARECIMENTOS

A redação do Diário X entrou em contato com o Secretário de Obras e Serviços Públicos Eliezer Ferreira, que informou a nossa redação "até sexta-feira (27) vamos entrar com a força máxima da Secretaria no Bairro Nova Coxim, onde será colocado material necessário para a recuperação das ruas que se encontram danificadas, com relação a coleta de lixo, sei que o caminhão de lixo passa duas vezes por semana em todo o Bairro Nova Coxim, desconhecendo que seja apenas uma, mas vou procurar saber se alguma coisa diferente da normalidade aconteceu e tomar as medidas necessárias", disse Eliezer. 

Com relação a iluminação pública, o Sr. Luiz Vargas, representante da empresa Lig Luz  disse que um funcionário da Secretaria de Obras da Prefeitura de Coxim é que define o dia e a região a receber os reparos na iluminação pública, mas que vai encaminhar a solicitação de prioridade para o Bairro Nova Coxim.

Veja fotos da situação do Bairro Nova Coxim no link http://goo.gl/meEADM

M9

Leia Também