CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
27 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Associação Comercial de Coxim realiza solenidade de posse da diretoria para gestão 2024/2026

Gervalino Oliveira da Rocha assumiu a presidência da ACIAC

3 MAR 2024Por Valdeir Simão/Diário X10h:43

Na noite de sexta-feira (1), foi realizada a solenidade de posse da diretoria da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Coxim - ACIAC, para a gestão 2024/2026.

O evento foi realizado no salão de eventos da ACIAC e contou com a presença do prefeito de Coxim, Edilson Magro;  do Procurador Regional do Estado, Jucelino Oliveira da Rocha, representando a Procuradoria Geral de MS e a 9ª Subseção da OAB em Coxim; do presidente da Câmara de Coxim, vereador Ademir Peteca; da analista do Sebrae/MS, Cintia Esgalha, do defensor público aposentado e um dos fundadores da ACIAC, advogado Clóvis Silvestre Santana, além de outras autoridades, associados e convidados. 

Após a execução do hino nacional, o cerimonialista, relações públicas da ACIAC, jornalista e radialista Valdeir Simão, procedeu a leitura de um histórico da Associação Comercial de Coxim, passando em seguida para o ato solene de posse da diretoria. 

O ato solene de assinatura do Termo de Posse do presidente Gervalino Oliveira da Rocha, foi conduzido pelo membro fundador da ACIAC, advogado Clóvis Silvestre Santana.  

Também foram empossados: Na vice-presidência, Reginaldo Silva Santos; 1° Secretário: Claudio Pesso; 2° Secretário: Valéria Ferreira de Araújo Oliveira; 1° Tesoureiro: Rogério Carlos dos Santos; 2° Tesoureiro: Veberson Luiz Dutra; Relações Públicas: Valdeir Simão; Diretor Social: José Ricardo Ruano; Diretor de Patrimônio: Ronildo Cezar de Lima; Diretor de Indústria: Natalino Fernandes de Rezende; Diretor de Agropastoril: Isaac Leandro Bezerra.

O Conselho Fiscal está composto pelo  Relator: Paulo Cezar Mariano da Costa; 1º Secretário: Ivana Eliza Castilho Martins; 2º Secretário: João Carlos de Araújo; 1º Vogal: Francisco Aparecido Viturino; 2º Vogal: Gilson Leonardo da Costa Santos.

O Conselho Consultivo tem como 1º Membro: Rosângela Ferreira Amorim Garnes; 2º Membro: Ivo Jardim de Carvalho; 3º Membro: Elgina Sayuri Kagamida de Melo; 4º Membro: Cleidomar Furtado da Silva; 5º Membro: Amarildo Colombo;  6º Membro: Silvanio Alves dos Passos; 7º Membro: Leandro Bonifácio da Silva; 8º Membro: Andrea Fernanda Gomes da Costa e Castro; 9º Membro: José Luiz Rette.

O contador Reginaldo Silva Santos, em seu discurso, agradeceu aos que se fizeram presente na solenidade de posse, assim como também dos componentes da sua diretoria e dos funcionários da ACIAC, Branco (Manoel Campos) e Giseli. Disse ainda que sai da presidência mas fica na vice-presidência, ajudando o atual presidente e demais diretores. 

"Agradeço a Deus e também à minha esposa que sempre está comigo me apoiando. Não fiz tudo que almejei, mas fiz o que foi possível com os poucos recursos que tínhamos no meu mandato. Desejo sucesso ao presidente Gervalino nos próximos dois anos de sua gestão", finalizou o ex-presidente.

Clóvis Silvestre Santana, um dos fundadores da ACIAC e homenageado na solenidade, declarou: "Essa semana me surpreendi com o convite pessoal que recebi do Claudio Pesso, para me fazer presente nesta Casa, tão importante para o comércio local e para o agro. Ele não me convidou, me intimou e estou aqui, visto que dos 7 fundadores da associação, só tem eu e o Valdomiro Altafini vivos. Me assustei, mas me fez lembrar dos aguerridos e saudosos companheiros que nos idos de 1982, eu ainda jovem, há 42 anos atrás, cheguei aqui e como todo jovem, com uma visão futurística, percebi a necessidade da criação de uma associação comercial". 

"A associação comercial tem uma força muito grande. É uma honra estar aqui e espero que outros também façam isso. Vejo aqui pessoas importantes do comércio local.  Precisamos realmente que Coxim seja representado em todas as classes. Hoje toda essa estrutura é motivo de orgulho para todos que passaram por aqui. Tive apenas uma idéia. Quero lembrar do Valdomiro Altafini e fazê-lo representar aqui e dizer ao novo presidente Gervalino, vá até o comerciante, com criatividade, com idéias.  Ti conheço, sei que você é capaz e  ao meu irmão Reginaldo, parabéns, você fez a sua parte", finalizou Clóvis Santana.    
 
Edilson Magro, prefeito de Coxim, declarou: "Hoje é um dia importante, o Reginaldo deixa o cargo e passa o bastão para o Gervalino e nós estamos aqui com satisfação para renovar a nossa importante parceria com a Associação Comercial e o Município de Coxim, uma relação institucional que vem dando certo. A Prefeitura de Coxim tem na Secretaria de Desenvolvimento  importante parceria com o Sebrae, que está aqui presente, e essa parceria é justamente para fomentar e fortalecer  o comércio através do Programa Cidade Empreeendedora, que através dos consultores podem auxiliar e orientar o comerciante". 

"Quero parabenizar o Reginaldo por ter feito um bom trabalho, deixando o cargo devido a outras atribuições que tem na sociedade coxinense, e hoje assume o Gervalino que já veio com algumas demandas importantes para a ACIAC.  Quero parabenizar o Claudio Pesso, uma pessoa importante para a Associação, participando de todas as diretorias e um cidadão que participa ativamente de conselhos no município, ajudando a sociedade coxinense", afirmou o prefeito. 

"É isso que queremos, que o cidadão, o comerciante, participe dos atos da administração pública, que é transparente, onde o prefeito aceita a opinião das pessoas, que podem fazer uma crítica  construtiva, assim como  aconteceu com o Reginaldo, que falou, cobrou, e sempre chegamos a um denominador comum. Nos preocupamos com o comércio, por isso trazemos grandes eventos  para Coxim, com a presença do turista, trazendo emprego  e renda para o comerciante. Parabéns a todos e tenho certeza que a parceria da Prefeitura de Coxim com a ACIAC vai continuar com a gestão do Gervalino", finalizou Edilson Magro.   

Também fizeram uso da palavra, o Procurador Regional do Estado, Jucelino Oliveira da Rocha, representando a Procuradoria Geral de MS e a 9ª Subseção da OAB em Coxim; o presidente da Câmara de Coxim, vereador Ademir Peteca e a  analista do Sebrae/MS, Cintia Esgalha, com discursos de elogios à gestão anterior e de sucesso para o mandato da nova diretoria, ressaltando ainda a importância da ACIAC como protagonista na promoção de iniciativas e de parcerias que visam fortalecer o setor comercial e industrial de Coxim, dando continuidade ao trabalho para implementar políticas e projetos futuros que beneficiem não apenas os associados, mas toda a comunidade coxinense. 

Gervalino Oliveira da Rocha, 56 anos, é natural de Coxim, casado, pai de 3 filhos, advogado, comerciante no ramo de formação de condutores há quase 30 anos, nesta cidade, no discurso de posse,  declarou, na íntegra: 
 

Gervalino Oliveira e a esposa Edna Filgueira. Foto: Valdeir Simão/Diário X

"Fazendo um breve relato histórico da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Coxim, reporto-me ao início da década de 80, mais especificamente ao ano 1982, quando eu ainda era adolescente, mas já trabalhando no comércio local, pude observar, mesmo que à distância os primeiros movimentos para a criação da ACIAC. Tive a oportunidade e a honra de conhecer todos os seus sete fundadores: Dr. Clóvis Silvestre Santana, Valdomiro Altafini, Geraldo Mochi, José Ferreira de Almeida, Walter Custódio Dias, Lindoldo Cervieri e Francisco Joaquim Ferreira (Chico Pau de Arara), dos quais, apenas o Dr.  Clóvis Santana e o senhor Valdomiro Altafini, ainda estão entre nós. Poderíamos chamá-los de "os últimos moicanos". 

Fundada em 30 de junho de 1.982, a ACIAC teve como seu primeiro presidente o senhor Geraldo Mochi, com mandato de 5 anos, depois os presidentes que o sucederam tiveram mandatos que variaram entre 2 anos, depois de 1 ano e atualmente o mandato é de 2 anos. 

Feito esse apanhado histórico, falarei um pouco dos projetos da Gestão que hoje se inicia. Até pouco tempo atrás, jamais pretendia ou imaginei ser o presidente desta gloriosa instituição. Porém, assim quis o destino e uma vez eleito, sinto-me honrado e na obrigação de zelar pelo legado deixado pelos fundadores e por meus antecessores, fazendo o possível e lutando pela realização do impossível para que a ACIAC seja cada vez mais forte e respeitada pela sociedade. 

Sei que os desafios são grandes, mas, buscarei força e apoio da minha diretoria, dos associados, do poder público municipal, estadual, do SEBRAE e de outros parceiros, se for preciso. 

Trabalharemos incansavelmente na busca de cursos, palestras, convênios, parceiros e tudo o que for necessário para melhor preparar os nossos associados para que possam comprar, divulgar e vender seus produtos e serviços e obtendo melhores resultados. Vamos manter e ampliar nossa parceria com o SEBRAE que sempre nos auxiliou na realização de cursos e palestras.

Pretendemos também, ampliar a parceira com o PROCON, que muito tem nos ajudado na realização de acordos com os clientes inadimplentes, principalmente com a Campanha "Limpa Nome".  

Criaremos campanhas de incentivo ao consumo no comércio local, buscando o desenvolvimento e o crescimento das empresas associadas e a geração de riquezas para o município. Para isso, criaremos, inicialmente, convênios entre as empresas locais visando descontos para o associado que comprar na empresa de outro associado. 

Precisamos também, melhorar as estruturas da sede da ACIAC e de imediato, ressaltamos a necessidade de fazermos algumas reformas e adequações em nossas instalações para que possamos utilizá-la com segurança para nossas assembléias e eventos e/ou até mesmo cedê-la eventualmente, para os nossos parceiros realizarem reuniões de seus interesses, como já aconteceu no passado. 

Dentre os reparos e adequações a serem feitas, podemos destacar a troca do telhado, reparos nos forros, instalação de portas de saídas de emergência, aterramento e calçamento do terreno da prefeitura na lateral do salão, para facilitar a construção da calçada que viabilizará as saídas de emergência. 

Quero agradecer a presença de todos e dizer que a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Coxim está à disposição de seus associados, aberta ao diálogo com todos e pronta para a formação de novas parcerias, a fim de fomentar o comércio local. 

Para finalizar, quero dizer que quando coloquei o nome de Inovar na nossa chapa, ou seja, fazer diferente, não foi por acaso e se Deus permitir realmente faremos diferente e melhor. Muito obrigado!" 

Veja o registro fotográfico da solenidade de posse, com fotos de Geovan Oliveira/TV Regional MS e Valdeir Simão/Diário X,  clicando no link: 

https://www.facebook.com/share/p/2LqQZh1j7etHRVow/?mibextid=oFDknk

Assista a transmissão completa da solenidade pelo Facebook, clicando no link:  

https://www.facebook.com/100004886772992/videos/1065448568067709/

Veja o vídeo da solenidade de posse da TV Regional MS, clicando no link:

https://tvregionalms.com.br/coxim/associacao-comercial-de-coxim-realiza-solenidade-de-posse-da-diretoria-para-gestao-2024-2026/

square banner

Leia Também