CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
26 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Turismo

Floresta Nacional de Passa Quatro

17 ABR 2018Por Redação/TR17h:20

A Floresta Nacional (FLONA) de Passa Quatro está localizada no sul de Minas Gerais, no município de Passa Quatro.

Foi criada na década de 40 através do antigo Instituto Nacional do Pinho (INP). Sua área abrange 3,5 milhões de m², inseridos no Domínio da Mata Atlântica, integrando o Corredor Ecológico da Serra da Mantiqueira e o Mosaico de Unidades de Conservação da Serra da Mantiqueira.

Estudos apontam que a Mata Atlântica encontra-se em estado crítico de conservação. A FLONA de Passa Quatro abriga importante fragmento florestal remanescente deste bioma, além de monocultivos de Araucária angustifólia, Pinus sp. e Eucaliptus sp.

A Flona oferece espaço propício para recreação ao ar livre e atividades educativas voltadas à conscientização ambiental e conservação dos recursos hídricos e da diversidade biológica.

ATRATIVOS

O principal atrativo é a cachoeira de Iporã, onde é possível curtir um delicioso banho e revigorar as energias. A Flona também encanta os turistas pela beleza de seu paisagismo e pela organização e limpeza dos espaços destinados à visitação pública.Completa a harmonia do lugar uma extensa área verde propícia para fazer piqueniques, ler um bom livro, meditar ou simplesmente descansar ao som e ritmo da natureza. Esta área possui 2 lagos ornamentais, praças, jardins, quiosques, parque infantil e fonte de água potável.A unidade também possui um viveiro de produção de espécies florestais, sendo também considerado um belo atrativo. Percorrer os caminhos que levam a esses atrativos é mais uma das prazerosas atividades que os visitantes podem curtir.

Na FLONA de Passa Quatro os visitantes desfrutam de um passeio belo, relaxante e seguro, em harmonia com a natureza, observando com atenção.

VISITAÇÃO PÚBLICA

A visitação é gratuita e ocorre de segunda a sexta feira, de 8h às 17h. Já nos sábados, domingos e feriados, de 9h às 16h.Todo visitante que chega à Flona deve identificar-se na portaria

Visita monitorada

Instituições de ensino ou grupos específicos que desejam realizar visitação monitorada ou acompanhada por funcionário da unidade, têm que agendar previamente com o Núcleo de Educação Ambiental, através do telefone ou e-mail que constam abaixo.

Contatos

E-mail: flonapassaquatro.mg@icmbio.gov.br

Telefone: (35) 3371-1356

Acesse o Guia de Conduta Consciente em Ambientes Naturais

Confira outras informações neste portal, dentro da página da UC

Fonte: Instituto Chico Mendes Biologia

Mamma dentro

Leia Também