CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
26 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Cultura

Festival do Sobá começa neste domingo com show de Jads e Jadson

Edição deste ano comemora vitória em concurso, que elegeu Sobá prato típico oficial da Capital.

5 AGO 2018Por Redação/TR09h:09

13ª edição do Festival do Sobá começa neste domingo (5), na Feira Central em Campo Grande. A programação este ano é diferente, com uma semana de duração e, já no primeiro dia, tem Festival de Música da Juventude, a partir das 19h30. A programação do evento terá shows musicais, danças, exposições atividades culinárias e atrações culturais, tudo com entrada franca.

Apesar das atividades começarem no domingo, a abertura oficial será na quinta-feira(9), com a tradicional cerimônia do saquê, apresentações japonesas e do Grupo Flor do Quilombo da comunidade quilombola Furnas do Dionísio. A dupla sertaneja Jads e Jadson apresenta seus maiores sucessos a partir das 20h30.

A festa tradicional que já faz parte do calendário sazonal da Capital, este ano tem um motivo a mais para as comemorações. O símbolo gastronômico da feira, o Sobá criado pelos imigrantes japoneses em 1969, foi eleito prato típico de Campo Grande em concurso promovido pela prefeitura este ano.

Outra novidade desta edição é uma placa com fotos da linha do tempo dos quatro locais onde a Feira Central foi sediada desde 1925. O quadro com fotos de famílias tradicionais e gente que faz parte da história da feira fica na entrada do estacionamento da Avenida Calógeras.

A tradicional festa mostra os aspectos gastronômicos da Capital e da cultura japonesa. Dentro da programação, outra novidade vai acontecer na segunda-feira (6) no calçadão da Rua Barão do Rio Branco. O festival Itinerante vai fazer um Pit Stop com apresentações culturais e degustação de Sobá.

Todos os dias haverá exposições de bonsai, produtos da Parada Nerd, carro oficial da Stock Car e feira de Orquídeas. Um robô gigante que é uma atração tecnológica de 2,70 metros vai circular pela avenida da Feirona durante o evento.

Em uma das bancas mais antigas da Feira Central que já está em sua quarta geração de donos, vai ser lançado oficialmente durante a festa, o Sobá e Yakissoba vegetariano. Maura Mitsiko Arakaki Shiroma, de 51 anos, é proprietária da Ichiban e diz que vai aproveitar o evento e inserir a novidade no cardápio. “Já estávamos testando o prato a um tempo e este ano vamos disponibilizar em nosso cardápio, será uma opção para nossos clientes, mas sem perder as características”, explica.

O festival começou no ano de 2006 em comemoração ao registro do prato típico que se tornou naquele ano, bem cultural e imaterial de Campo Grande, tem o objetivo de promover um encontro da gastronomia e cultura local unindo a população em um local familiar e que se tornou ponto de encontro para os campo-grandenses.

Para fomentar a cultura gastronômica do festival Cozinha Show, coordenado pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), vai apresentar pratos típicos regionais e orientais durante o evento. Na lista estão ravióli de Sobá, Macarrão de Comitiva e Pintado de Mato.

O chef Felipe Kawamura também irá ensinar ao público presente o preparo de sushis, temakis e outros pratos japoneses. Entre eles estão: koroke de salmão (croquete japonês de salmão), carpaccio de salmão selado e trouxinha de shimeji com molho tarê, temakis de salmão grelhado, croc e spicy, sushis: futomaki e hot roll, salada de harussame crocante e shogayaki (carne com missô e gengibre).

Feira Central está instalada no complexo da antiga estação ferroviária. Entrada pode ser feita pela Rua 14 de Julho ou pela esplanada da estação ferroviária, no final da Avenida Calógeras.

Confira a programação completa do Festival do Sobá

05 DE AGOSTO - DOMINGO

19h30 Início das atividades relativas ao Festival do Sobá 2018

1º Festival de Música da Juventude

06 DE AGOSTO – SEGUNDA-FEIRA

17h–18h Pit Stop na rua Barão do Rio Branco: Apresentações – Cultura japonesa, indígena, regional (berranteiro) e tambores Degustação de Sobá. Interpretação do Patrimônio Cultural e Imaterial. Sorteios de brindes

07 DE AGOSTO – TERÇA-FEIRA

19h30 Encontro das Sobarias: Sobá - Patrimônio Cultural e Prato Típico da capital

Palestra: Preservação do Sobá como Patrimônio Cultural e Prato Típico

Projeto: futuro selo oficial das empresas que comercializam o Sobá típico

Encerramento com Menu Degustação – SEBRAE/MS e SENAC

08 DE AGOSTO – QUARTA-FEIRA

20h Abertura de Exposições: Feira de Orquídeas, Bonsai, Ciclo Turismo (Peregrinos Pantanal)

Produtos da Parada Nerd

09 DE AGOSTO – QUINTA-FEIRA

19h Encontro dos Prefeitos da Rota Turística Caminho dos Ipês

19h30 Abertura oficial do 13º Festival do Sobá Presença de autoridades nacionais e internacionais, Grupo Flor do Quilombo – Município de Jaraguari. Apresentação cultural oficial do Festival do Sobá. Homenagem ao Cônsul Geral do Japão no Brasil. Cerimônia do Saquê desejando prosperidade

20h30 Cozinha Show – SENAC - Ravióli de Sobá

20h30 Show - JADS & JADSON – Entrada franca

10 DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA

19h Cozinha Show SENAC - Macarrão de comitiva

Apresentação de Karaokê

19h30 Apresentação de Tai Chi Chuan

20h Apresentação - Grupo Sakura – Associação Nipo Brasileira

Cozinha Show SAKURA - Koroke de salmão (croquete japonês de salmão)

20h30 Violeiros de Nova Alvorada do Sul

21h Cozinha Show SAKURA - Carpaccio de salmão selado e Trouxinha de shimeji com molho tarê

11 DE AGOSTO – SÁBADO

12h Almoço – Apresentação - Gerardo Ortiz com Harpa Paraguaia

19h30 Cozinha Show SENAC - Pintado do Mato

Andrézinho Sanfoneiro - Município de Rochedo

20h Kadu Peixoto – Município de Corguinho

Luan da Gaita – Município de Corguinho

20h30 Cozinha Show SAKURA - Temakis: Salmão Grelhado, Croc e Spicy

21h30 Cozinha Show SAKURA - Sushis: Futomaki e Hot Roll

12 DE AGOSTO - DOMINGO

12h Almoço - Apresentação Cultural

18h Concurso de Cosplay

19h Apresentação - Associação Okinawa de Campo Grande Odori, Sanshin, Taiko, Wadaiko

19h30 Cozinha Show SAKURA - Salada de Harussame crocante

20h Música vencedora do Festival da Juventude

20h30 Cozinha Show SAKURA - Shogayaki (carne com missô e gengibre) Erick E Jhony - Município de Terenos, Fran Lopo-Município de Ribas do Rio Pardo

ATRAÇÕES DIÁRIAS:

Exposição e feira de Orquídeas, Exposição de Bonsai, Produtos da Parada Nerd, Exposição de carro oficial da Stock Car, Robô Gigante

Fonte: Campo Grande News - Willian Leite

Mamma dentro

Leia Também