CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
26 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Tecnologia

Corrente do Golfo mais fraca compromete clima em todo planeta

Cientistas alertam para a possibilidade da Europa ter invernos mais rigorosos, do nível do mar subir na costa dos EUA e da seca ser mais intensa na África

19 ABR 2018Por Redação/TR08h:00

A Corrente do Golfo nunca esteve tão fraca. Segundo pesquisas recentes, a diminuição do volume de água é o menor dos últimos 1.600 anos. Cientistas alertam para a necessidade de reverter a situação para evitar consequências no clima do planeta. As informações foram publicadas pelo jornal The Guardian.

A corrente do Golfo estaria sendo prejudicada pelo Aquecimento Global. O aumento da temperatura derrete o gelo do Ártico e injeta água doce e fria no Atlântico Norte e isso estaria alterando a circulação da corrente pela diferença de densidade.

A corrente do Golfo faz parte do sistema chamado Circulação Meridional do Atlântico, um gigantesco fluxo de água no Oceano Atlântico e com impacto no clima. A água quente de áreas tropicais vai em direção ao hemisfério norte, esfria no polo e retorna em direção ao hemisfério sul. Desde 1950, já foi registrado uma redução de 15 % da intensidade desse fluxo.

"A partir de estudos climáticos do passado, nós sabemos que mudanças no fluxo da Circulação Meridional do Atlântico foram os mais abruptos e impactantes eventos na história do clima", explica ao jornal britânico o professor Stefan Rahmstorf do Instituto de Potsdam para pesquisas do impacto climático.

Os reflexos do enfraquecimento da Corrente do Golfo poderão ser percebidos de maneiras diferentes. O inverno na Europa poderá ficar mais rigoroso, a Costa Leste dos EUA poderá ser ameaçada com a elevação do nível do mar e região do Sahel, na África, poderá sofrer mais com as secas.

"Se nós pudermos manter a elevação da temperatura bem abaixo de 2ºC, como prevê o Acordo de Paris, nós termos um baixo risco de chegar ao ponto de um colapso", explica Rahmstorf.

Fonte: R7

 

Mamma dentro

Leia Também