CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
20 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Saúde

Quando Mato Grosso do Sul vai chegar ao pico da pandemia do novo coronavírus?

9 AGO 2020Por Redação20h:54

Com o número de pacientes infectados pelo coronavírus aumentando cada vez mais, Mato Grosso do Sul pode chegar ao pico da pandemia no fim de agosto. A previsão é resultado de cálculos matemáticos, realizados por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Em Campo Grande, o pico da pandemia deve chegar somente no dia 10 de setembro

O estudo matemático é elaborado por pesquisadores da UFMS, os professores Erlandson Saraiva, do Instituto de Matemática (Inma) e Leandro Sauer, da Escola de Administração e Negócios (Esan).

Muitas pesquisas já foram divulgadas, mas as previsões já mudaram

O professor Erlandson conversou com o Jornal Midiamax e explica que uma análise feita no dia 2 de agosto mostrava que MS poderia chegar ao pico da pandemia no dia 10 de agosto. Entretanto, o aumento do número de casos acabou mudando a previsão.

“As quantidades registradas nos 4 últimos dias no MS jogaram o pico para o dia 26 de agosto. Só nos últimos 4 dias foram confirmados 4.179 casos, o que jogou o pico 16 dias para frente”, explica.

O estudo desenvolvido pelos professores tem uma projeção de que haverá o colapso no número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no dia 20 de agosto

O que quer dizer que com a superlotação, é possível que não haja leitos para os pacientes a partir desta data.

Já na capital, Campo Grande, há uma projeção de pico da pandemia para o dia 10 de setembro. Entretanto, já a partir do dia 16 de agosto, a situação ficará bastante complicada, quando há previsão de colapso do sistema público de saúde no estado em relação aos leitos de UTI.

Pesquisadores ressaltam que estas previsões mostram a necessidade de a população continuar seguindo as orientações de especialistas da área da saúde para manter o isolamento social sempre que possível. É a única maneira de conseguir o “achatamento” da curva e evitar o colapso do sistema de saúde pública.

Fonte: Midiamax - Mylena Rocha

Mamma dentro

Leia Também