CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
27 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Saúde

Pouco se fala em dengue, mas doença atingiu mais de 11 mil pessoas em 2021 em MS

Campo Grande somou 417 casos e três mortes no ano passado, segundo a Sesau

10 FEV 2022Por Redação/TR15h:35

Desde o início da pandemia da Covid-19, pouco se fala sobre a dengue e o zika vírus, doença cujo vírus causou a microcefalia em diversos bebês. Entretanto, o seu transmissor — Aedes aegypti — continua ativo em Campo Grande com 417 casos de dengue em 2021 e mais de 11 mil em todo o Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) da Capital, foram registradas 5.133 notificações de dengue em 2021, 417 casos confirmados e 3 mortos. No âmbito do zika vírus, foram 21 notificações e 6 casos confirmados, não houve registro de morte.

Até o dia 22 de janeiro deste ano, foram contabilizadas 162 notificações de dengue e nenhum registro envolvendo o zika vírus.

A secretaria informou que o combate ao Aedes aegypti é a melhor forma de evitar todas as arboviroses que possam ser transmitidas pelo mosquito. As ações de combate ao inseto acontecem rotineiramente, com visitações em imóveis, orientação à população, mutirões, entre outras medidas que podem ser tomadas de acordo com a realidade de cada região do município.

Ainda segundo o órgão, o tratamento de crianças com microcefalia em decorrência do zika vírus acontece da mesma forma que o acompanhamento das demais crianças com a mesma condição devido a outras circunstâncias.

Panorama Estadual

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgou os casos ‘prováveis’ das duas doenças em todo o Estado — casos prováveis englobam os casos ainda em investigação, que não foram finalizados no sistema ou que já foram confirmados.

Ao todo, foram contabilizados 11.126 casos prováveis de dengue em 2021, e 14 óbitos registrados. A dimensão das transmissões do zika vírus é menor, com 52 casos prováveis em 2021, e nenhum óbito registrado.

Conforme os boletins epidemiológicos da última quarta-feira (2), o número de casos prováveis de dengue em 2022, até o dia 29 de janeiro, foi de 742 casos em todo o Mato Grosso do Sul e nenhum óbito até o momento. No mesmo período, o número de contaminações por zika vírus soma 14 casos no Estado e nenhum óbito até o momento.

Combate pelo MS

A SES informou que presta apoio diário a todos os municípios, na vigilância epidemiológica dos casos de dengue, nas investigações dos óbitos, liberações de insumos, controle de vetores e assistência. A secretaria também proporciona capacitações frequentes para as equipes, fornece carros, bomba costal e inseticida.

A Coordenadoria de Controle de Vetores possui 46 máquinas de UBV (Ultra Baixo Volume) acopladas em veículos fumacê, para a realização de bloqueio químico nos 79 municípios, que são acionadas em conformidade com o Sinam (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), conforme a necessidade que é acompanhada diariamente pela gerência técnica.

Também foram distribuídas 200 máquinas costais elétricas para todos os municípios, com objetivo de realizar o bloqueio químico diário. A secretaria também distribuiu EPIs (Equipamento de proteção individual) completos, além de materiais de uso diário e materiais de mídia para a realização da educação em saúde para todos os agentes do Estado.

A SES realiza toda a assessoria técnica e logística, lembrando também que as visitas domiciliares estão sendo realizadas diariamente nos 79 municípios.

Onde procurar ajuda?

O Mato Grosso do Sul possui quatro Centros de Reabilitação (Campo Grande, São Gabriel, Corumbá e Três Lagoas) que prestam atendimentos clínicos multiprofissionais aos pacientes com deficiência. O Estado também atua por meio da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência orienta, capacita e financia demais entidades que prestam atendimentos em reabilitação à pessoa com deficiência.

Ranziel Oliveira - Midiamax

square banner

Leia Também