CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
29 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Saúde

Mato Grosso do Sul tem 4,7 mil pessoas internadas por síndrome respiratória grave

Na última semana, saltou de 53 para 55 o número de mortes por influenza

16 JUL 2023Por Redação/EC15h:53

Com virada no tempo e frequentes dias de baixa umidade do ar, é grande o número de pessoas com sintomas gripais nas unidades de saúde de Mato Grosso do Sul. Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), atualmente o Estado tem 4.714 pessoas internadas com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), 424 delas diagnosticadas com o vírus da Influenza. 

Conforme balanço da SES, na última semana saltou de 53 para 55 o número de mortes por influenza. As novas vítimas são um jovem de 28 anos e um idoso de 63, ambos de Campo Grande. 

Em Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que, de janeiro até a primeira semana de julho, a Capital registrou 1.946 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, 80 delas só nas duas últimas semanas. A maioria dos pacientes, 570 ao todo, tem menos de 1 ano, na sequência, aparecem crianças com idades entre 1 e 4 anos.
 
De acordo com o pneumologista Ronaldo Perches, o ar seco e frio diminui as defesas das vias aéreas, provocando inflamação e aumentando as chances de complicações por infecções mais graves. O cenário é típico dos meses entre maio e julho, quando as temperaturas ficam mais amenas e a falta de umidade do ar mais intensa.

Frente ao cenário, autoridades de saúde continuam a reforçar a importância da vacinação, que segue disponível nas unidades básicas de saúde. 

Entre março e maio deste ano, Mato Grosso do Sul viveu surto de doenças respiratórias, especialmente em crianças. Na época, as SRAG aumentaram em 30% a demanda de pacientes em unidades públicas de saúde de Campo Grande e, também, comprometeram o atendimento em hospitais particulares, que chegaram à lotação máxima, principalmente na ala pediátrica.

Vírus que deixaram de circular nos últimos anos, devido ao distanciamento social, voltaram mais fortes e encontraram pessoas com menos resistência para eles. O resultado: postos de saúde e hospitais lotados de pacientes com sintomas respiratórios.

Clayton Neves/Midiamax

square banner

Leia Também