CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
26 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Saúde

Mato Grosso do Sul fecha 1º semestre de 2022 com 17 mortes por dengue

Campo Grande encerrou com um total de seis

11 JUL 2022Por Redação/TR12h:11

Mato Grosso do Sul conclui o 1º semestre de 2022 registrando um total de 17 óbitos desencadeados pela dengue. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), que mostram ainda a Capital com seis casos com morte.

Os outros municípios são Chapadão do Sul, com duas mortes, seguidos com o registro de um óbito em cada cidade, estão: Dourados, São Gabriel do Oeste, porto Murtinho, Guia Lopes da Laguna, Douradina, Itaporã, Aparecida do Taboado, Costa Rica e Ivinhema.

Dentre as últimas mortes por dengue estão uma mulher de 66 anos, de Costa Rica, e de um homem de 68, de Ivinhema. Ambos tinham hipertensão arterial e ainda diabetes.

A publicação traz ainda, Mato Grosso do Sul com 20.550 casos prováveis de dengue. Os casos prováveis incluem aqueles ainda em investigação, que não foram finalizados no sistema ou que já foram confirmados. 

O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, sendo que o acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, maior disseminação da doença. É importante evitar água parada, todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.

De acordo com o Ministério da Saúde, todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais idosas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.

Os principais sintomas da dengue são: febre alta, acima de 38°C; dor no corpo e articulações; dor atrás dos olho; mal estar; falta de apetite; dor de cabeça; e manchas vermelhas no corpo.

Mais informações podem ser conferidas no Boletim Epidemiológico da Dengue

Evelyn Thamaris - JD1 News

Mamma dentro

Leia Também