CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
29 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Saúde

Barreiras sanitárias são instaladas em Bonito após confirmação de 1º caso de gripe aviária em MS

O vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP - H5N1) foi identificado em aves domésticas de subsistência em Bonito (MS). Este é o 3º caso em aves de subsistência detectado no Brasil.

19 SET 2023Por Redação/EC23h:19

Barreiras sanitárias foram instaladas em  Bonito  após o 1º caso de gripe aviário, em Mato Grosso do Sul, ser confirmado na cidade. 

De acordo com a nota do ministério, a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP - H5N1) foi feita em uma criação de aves domésticas de subsistência.

As ações de contingência são desempenhadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). A secretaria montou medidas de vigilância sanitária rigorosas na região.

Segundo o titular da Semadesc, Jaime Verruck, as medidas sanitárias estão sendo aplicadas pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). O secretário afirmou que não há estabelecimentos avícolas industriais nas áreas de risco epidemiológico ao redor do foco. "Uma coisa importante é que no domingo o Gease esteve reunido e já determinou todas as ações sanitárias pertinentes à erradicação do foco, como desinfecção do local e abate de todos os animais.", destacou.

Para qualquer informação adicional ou notificação de casos suspeitos, a população pode utilizar o número de telefone do WhatApp (67) 9961-9205, o "Notifica Iagro".

Caso em MS

O Mapa explica que as medidas sanitárias estão sendo aplicadas pelo Serviço Veterinário Oficial para contenção e erradicação do foco, bem como estão sendo intensificadas as ações de vigilância em populações de aves domésticas na região.

"Não há estabelecimentos avícolas industriais nas áreas de risco epidemiológico ao redor do foco", frisa o Ministério.

Segundo o Mapa, a ocorrência da gripe aviária em Mato Grosso do Sul não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas, já que o vírus foi identificado em uma ave de substância. "O consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros", complementa o Ministério.

Conforme comunicado do Mapa, o caso registrado em Mato Grosso do Sul é o  terceiro especificamente em aves de subsistência detectado no Brasil.

g1 MS

square banner

Leia Também