CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Saúde

Apenas 1 município do Estado não teve mortes por covid até agora

Com política de prevenção por meio de detecção preoce de casos, Santa Rita do Pardo se destaca, até agora, por não ter tido óbitos

22 FEV 2021Por Redação/ Talyta Rodrigues17h:00

Santa Rita do Pardo, a 233 quilômetros de Campo Grande, não teve morte atribuída ao novo coronavírus em quase 12 meses de pandemia. Conforme dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde), o município ao leste de Mato Grosso do Sul confirmou covid-19 em 191 pacientes, mas nenhum teve complicações fatais derivadas da doença.

É a única cidade de Mato Grosso do Sul que consegiu chegar imune às mortes por covid-19 até esse momento.

Conforme dados do município que tem 7,9 mil habitantes, dois pacientes de covid encontram-se em quarentena e outros dois estão internados. Por fim, ainda conforme números mais atualizados, 10 deles aparecem como casos "monitorados".

Ao Campo Grande News, o prefeito Lúcio Roberto Calixto Costa (Podemos), de 36 anos, eleito sob a alcunha de "Dr. Lúcio", já que tem carreira na área da Medicina, diz que a prevenção foi o caminho mais procurado por parte da gestão.

Tomamos ações pensadas em contato com a secretária de saúde [Maria Angélica]. A prevenção é fundamental", afirma o prefeito.

Ele também menciona que já houve intenção de aquisição de imunizantes para o município, caso o governo federal não consiga contemplar toda a população, mas que ainda não pode ser feita devido a proibição dessa compra por parte da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). "Já foram firmados os interesses de compra", garante.

Quando perguntada sobre não haver nenhuma morte na cidade, a secretária municipal de Saúde, Maria Angelica Benetasso menciona que foram feitos investimentos em testes RT-PCR, que possuem taxa de detecção beirando os 100%, e que houve um fortalecimento no rastreio dos casos suspeitos.

Dá até medo de falar [sobre não ter mortes], mas contamos com quase mil notificações relacionadas as suspeitas do caso, com mais de 186 positivas, e temos nos organizado principalmente principalmente em ações de fortalecimento no atendimento aos suspeitos", explica.

Em relação a medidas restritivas de mobilidade urbana, ela completa: "nos momentos em que foi necessário fechar as atividades que trariam risco a contaminação, nós fizemos".

Está marcada para esta segunda-feira a aplicação da segunda dose das vacinas Coronavac, contra a covid-19, nos profissionais de saúde e idosos que receberam o primeiro imunizante no início do ano.

Municípios - Jateí, Laguna Carapã, Novo Horizonte do Sul e Selvíria têm, cada um, apenas um óbito registrado de covid-19, até registro oficializado no domingo (21). Com base nos mesmos dados, consolidados pelo Ministério da Saúde, veja quantas mortes em cada município de Mato Grosso do Sul.

Guilherme Correia – Campo Grande News

Mamma dentro

Leia Também