CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
26 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Estado MS

MS passa dos 50 mil casos e das 900 mortes por Covid-19 e atinge platô, diz secretário de Saúde

2 SET 2020Por Redação / EC19h:00

Mato Grosso do Sul atingiu o platô da pandemia de Covid-19. Nesse estágio do enfrentamento a doença, o número de casos atinge uma certa estabilidade antes de começar a decair. A análise do quadro foi feita pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, na quarta-feira (2).

Segundo Resende, com os 825 casos novos confirmados hoje, o estado atingiu 50.645 infectados desde o início da pandemia. A média móvel dos últimos 7 dias é de 755 registros por dia. Em razão desse quadro, ele avalia que o platô foi atingido em um patamar muito elevado de casos.

Em relação a mortes, com mais 14 confirmadas hoje, o estado atingiu a marca de 903 vidas perdidas para a doença. O secretário estadual de Saúde ressaltou que o grau de letalidade se mantém em 1,8% e que a meta é reduzir esse índice, já que a média móvel de óbitos dos últimos 7 dias está em 13,3 em Mato Grosso do Sul.

Ele comentou também que o estado mantém o mesmo patamar alto de internações. Hoje 545 pacientes com Covid-19 estão internados, sendo 242 em unidades de terapia intensiva (UTI’s). A taxa de ocupação de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso do Sul é de 54%. Em três cidades polo, entretanto, o percentual é mais alto: Campo Grande e Dourados, 72% e Corumbá, 67%.

Pela primeira vez desde o início da pandemia e baseados nos últimos dados sobre a evolução da pandemia, Resende disse que Mato Grosso do Sul não vai enfrentar um colapso no seu sistema de saúde em razão da Covid-19.

Ele afirmou que graças aos esforços do governo do estado e prefeituras para aumentar o número de leitos clínicos e de UTI, essas unidades serão suficientes para fazer o enfrentamento da doença nas próximas semanas.

Quanto a redução do número de casos, Resende apontou que depende da colaboração da população em aderir as medidas preventivas e também aos municípios adotarem algumas medidas mais restritivas, conforme orienta o programa Prosseguir, do governo do estado.

Além dos casos confirmados, o estado tem 2.255 amostras de testes da Covid-19 aguardando na fila do Laboratório Central (Lacen), em Campo Grande, e em instituições parceiras. Outros 3.407 casos suspeitos permanecem sem encerramento pelos municípios. Desde o começo da pandemia o estado já fez 206.854 testes para doença.

Fonte: G1 - Anderson Viegas

Mamma dentro

Leia Também