CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Cultura

Coxim terá "Encontro de Comitivas" aos sábados e domingos no período de 21 de agosto a 26 de setembro

Acontecerá de 21 de agosto a 26 de setembro deste ano o Iº Encontro Folclórico de Comitivas Pantaneiras em Coxim MS

20 JUL 2021Por Valdeir Simão/Diário X09h:33

O evento é fruto de projeto financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul – FIC/MS, através da Fundação de Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, e foi contemplado através do Edital 01/2019, porém, com a paralisação frente à pandemia da Covid-19, passou por uma reformulação para atender aos protocolos de biossegurança e deverá iniciar suas atividades no dia 21 de agosto.

Segundo o proponente, o artesão e pequeno empreendedor pantaneiro, Júlio Pipoca, o evento vai acontecer aos sábados e domingos, das 17h00 às 20h00, na praça da antiga concha acústica de Coxim, durante o período proposto (21/08 a 26/09 de 2021).

De acordo com ele, o objetivo do projeto é o de realizar uma manifestação cultural festiva onde serão celebrados os costumes e tradições das comitivas pantaneiras da região de Coxim - MS, seu modo de falar, seus causos, sua culinária típica, a apresentação dos apetrechos tradicionais como o berrante, as bruacas de carga, a trempe, os arreios diversos, os ritmos regionais e a indumentária pantaneira entre outros ícones.

Para Ariel Albrecht, elaborador da proposta, o projeto é fruto do trabalho conjunto entre o SEBRAE/MS e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul que vêm fomentando ações e projetos de incentivo às ações de promoção da cultura pantaneira como fator de geração de emprego e renda através do conceito de economia criativa, fomentando o desenvolvimento sustentável nos municípios de Mato Grosso do Sul e do Pantanal.

De acordo com Albrecht, a pandemia afetou mais severamente segmentos como a cultura e o turismo, e projetos como este são de fundamental importância para a retomada destes setores nos municípios da região, com geração de volume de negócios, emprego e renda para as comunidades locais.

O projeto também conta com apoio da Gerência Municipal de Turismo de Coxim, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Coxim.

Júlio Pipoca, artesão e pequeno empreendedor pantaneiro, proponente do projeto. Foto: Divulgação
Mamma dentro

Leia Também