Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de março de 2024
Coxim
24ºC
Prefeitura dengue

Brasil

Brasil passa de 130 mil mortos por Covid-19 e quatro estados aparecem com alta de óbitos

11 SET 2020Por Redação / EC21h:50

A pandemia já levou o luto a famílias de mais de 130 mil brasileiros.

O número divulgado no começo do Jornal Nacional, de 899 mortes nas últimas 24 horas, mantém o país em queda nos óbitos. Na sexta (11), ela ficou em 699 mortes por dia, nos últimos sete dias, uma redução de 21% em relação à média de 14 dias atrás - o Brasil completa um mês com a média móvel de mortes por Covid abaixo de mil e, há cinco dias, ela segue em queda.

Queda também na média de casos. Está em 28.110 por dia, nos últimos sete dias, uma queda de 25% em relação à média de 14 dias atrás.

A mudança na classificação dos estados é uma constante, conforme os exemplos a seguir. Primeiro, o Amapá: nesses mais de dois meses, as cores foram mudando conforme o tempo foi passando. O estado oscilou entre quedas, altas e estabilidade em um ritmo muito rápido, até às mais recentes mudanças: nove dias em alta, um dia de estabilidade e oito dias de queda.

O Rio de Janeiro é outro exemplo: começou com dez dias de queda, foi para a estabilidade, voltou para queda, para alta de óbitos, e depois foi para queda por mais nove dias. Tudo entremeado por alguns dias de estabilidade.

A mesma flutuação a gente vê nos outros estados: desde domingo, tivemos quatro dias com apenas um estado na alta. Nesta sexta, subiu para quatro.

No grupo de alta nas mortes temos Ceará, Roraima, Pará e Acre, no segundo dia na alta da média móvel de óbitos.

Oito estados e o DF aparecem com estabilidade: Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Maranhão e Pernambuco.

Catorze estados estão com redução na média diária de mortes: Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Amapá, Tocantins, Alagoas, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O estado do Piauí não divulgou os dados até as 20h. Considerando os números de quinta (10), estava também no grupo de queda.

Fonte: G1 - Jornal Nacional

Mamma dentro

Leia Também