Publicidade
Marmoaria

Diário X

04 de dezembro de 2020
Aqui tem a Verdadeira Notícia
35º 25º
Coxim/MS
33º 24º
Campo Grande/MS
29º 20º
São Paulo/SP
31º 19º
Brasília/DF

Política

TSE marca eleição em Macapá para 6 e 20 de dezembro

Votação foi adiada em decorrência de apagão no estado

20 NOV 2020Por Redação/ Talyta Rodrigues12h:41

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na quinta-feira (19), por unanimidade, marcar a eleição municipal em Macapá para os dias 6 de dezembro, em primeiro turno, e 20 de dezembro, em segundo turno, se houver.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1393957&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1393957&o=node

Macapá é a única cidade brasileira que não foi às urnas no último domingo (15) para escolher o novo prefeito e os vereadores. O adiamento foi determinado pela Justiça Eleitoral na semana passada, em decorrência da calamidade pública causada pelo apagão no estado. As novas datas, porém, foram marcadas apenas na quarta-feira (18). 

Num primeiro momento, o segundo turno seria realizado em 27 de dezembro, mas o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) solicitou a antecipação para 20 de dezembro, para evitar votação entre o Natal e o Ano Novo. O plenário da corte local aprovou na quarta-feira (18) as novas datas. A proposta foi aceita pelos ministros do TSE, após sinal verde da área técnica do tribunal.

Pela resolução aprovada nesta quinta, as prestações de contas de candidatos e partidos deverão ser apresentadas até 26 de dezembro. Os gastos, a arrecadação e a divulgação de campanha podem prosseguir até os prazos usuais antes da votação, consideradas as novas datas.

Em 3 de novembro, quase todo o estado sofreu um apagão de energia elétrica. Desde então, o Amapá enfrenta instabilidade no fornecimento, que ainda não foi plenamente restabelecido. A falta de energia tem causado outros transtornos, como interrupções, também, no fornecimento de água.

Após um restabelecimento parcial da distribuição de energia elétrica, depois do reparo do transformador da principal subestação do estado, o Amapá sofreu novo apagão na última terça-feira (16).

Por: Felipe Pontes – Agência Brasil

 

Publicidade
.

Leia Também