CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
18 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Política

“Pontos de ônibus, faixas de pedestres e sinalização em frente as escolas, ceinfs e faculdades, são de total importância”, disse Lucia da AAVC

16 MAR 2020Por Valdeir Simão21h:02

A vereadora Lucia da AAVC, encaminhou o Ofício nº 121/2020, datado de 10 de março de 2020, para a gerente da Gerência Municipal de Trânsito em Coxim, Katiuce Talita Branco, solicitando que sejam tomadas as providências cabíveis pelo poder Executivo, viabilizando a implantação de cobertura nos pontos de ônibus escolares, tanto na cidade quanto na área rural e também a construção de faixa elevada de pedestres, com sinalização horizontal e vertical em frente as escolas, centros de educação infantil e faculdades.

A parlamentar afirma em sua indicação que, alunos, idosos e doentes, especialmente dos bairros Vila Mariana, Vale do Taquari, Previsul, Vila Bela, Piracema, Nova Coxim, distrito de Silviolândia e da área rural, enfrentam muitas dificuldades por não terem pontos cobertos de embarque e desembarque, enquanto aguardam o transporte e o ônibus escolar, ficando expostos ao forte calor do sol, das intensas chuvas, do frio e ventos.

Lucia da AAVC ressaltou que os alunos correm o risco de chegarem molhados nas escolas, com os materiais e mochilas danificados, além do sofrimento do frio no inverno.

Segundo a vereadora, a falta de abrigos nos pontos escolares faz com que os alunos fiquem ao relento do sol, chuva, vento e frio, em total desconforto, podendo adoecê-los, ocasionando a ausência em sala de aula e, consequentemente prejuízos ao rendimento escolar.

Com objetivo de melhorar a segurança na entrada e saída de estudantes, a vereadora Lucia da AAVC solicitou também para a Gemutran (Gerência Municipal de Trânsito) de Coxim, a construção de faixas elevadas de pedestres, com a sinalização horizontal e vertical.

A faixa elevada é uma mistura de lombada (ondulação transversal) com faixa de pedestre, e sua finalidade é permitir que o pedestre não necessite mudar o nível que se encontra, o que facilita a mobilidade de pessoas com restrições físicas, crianças, idosos e cadeirantes.

Isso porque, ao invés de o pedestre ter de descer ao nível da pista e depois retornar ao da calçada, é o veículo que se vê obrigado a diminuir a velocidade pelo obstáculo que é colocado à sua frente.

“A faixa de pedestre e a sinalização, sem dúvidas, vai melhorar a vida de estudantes, pais e professores das escolas, centros de educação infantil e faculdades, além de toda a comunidade que circula pela região, melhorando as condições de segurança, sobretudo de pedestres, permitindo uma relação mais pacífica entre pedestres e motoristas e a consequente diminuição do número de acidentes e vítimas”, concluiu a vereadora Lucia da AAVC.

 
  • Foto: Reprodução
Mamma dentro

Leia Também