CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
18 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Política

MP recomenda que governo de RR exonere secretário de Cultura por ele não ter nível superior

14 JAN 2021Por Emilly Constanci08h:00

O Ministério Público de Roraima recomendou ao governador de Roraima, Antonio Denarium (sem partido), que exonere o secretário de Cultura, Marksjohnson Castro Ferreira, de 27 anos, por ele não ter nível superior, requisito para o cargo. O pedido foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico de quarta-feira (13).

Na mesma notificação, o MPRR recomendou que o assessor especial Francisco Barbosa do Nascimento também seja exonerado por não possuir ensino superior.

A permanência dos dois nos cargos, conforme a recomendação, viola a lei que criou a secretaria e "pode configurar ato de improbidade administrativa."

Em nota, o governo disse que "o provimento de cargos ocupados por agente políticos, especialmente de Secretários de Estado, depende de estrita lealdade e confiança da autoridade responsável pelo Poder Executivo." Não foi informado se o estado vai seguir a recomendação do MPRR.

Procurado, Marksjohnson Ferreira ainda não respondeu à reportagem. O G1 tenta contato com Francisco Nascimento.

Marksjohnson Ferreira ocupa o cargo de titular da Secult desde abril de 2019. Ele substituiu Tania Soares de Souza, até então era interina, e também secretária Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).

À época, o governo informou que a escolha de Marksjohnson Ferreira foi em razão de ele ser jovem e ter atuado como "presidente do Centro de Referência da Juventude Roraimense e no Conselho Nacional de Juventude do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, especialmente no Grupo de Trabalho da Cultura."

Ao pedir que ele seja exonerado, a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, citou que a medida visa "atender à legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, não devendo ser ignoradas as práticas que violam os aludidos princípios."

Foi mencionado, ainda, que a lei estadual que criou a Secult estabelece como requisito de escolaridade o nível superior completo "para o provimento dos cargos de Secretário Estadual de Cultura e Assessor Especial.".

Fonte: G1 

Mamma dentro

Leia Também