CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
17 de julho de 2024
Coxim
24ºC

Política

Dona Benedita fiscaliza os vereadores de Coxim MS

A cidadã mais assídua das sessões da Câmara Municipal de Coxim MS

26 DEZ 2016Por REDAÇÃO11h:02

Moradora do Bairro Mendes Mourão há mais de vinte anos e na mesma casa, Dona Benedita tem 75 anos, viúva, aposentada, mãe de uma filha que é Bacharel em Direito e com duas netas e um bisneto. Dona Benedita é da região de Jauru, onde em busca de tratamento de saúde do esposo, mudou-se para Campinas - SP, mas retornaram a Coxim devido a não se adaptarem às condições de vida da cidade grande.

Dona Benedita é considerada a 14ª Vereadora da Câmara Municipal de Coxim. Desde 1993, tem presença cativa nas Sessões Legislativas, ela é mais que pontual, sempre chega 30 minutos antes. Atenta, ela não pensa em cuidar só da sua casa, da sua rua ou do seu quarteirão. Quando anda pelo seu bairro e vê um buraco na rua, uma tubulação de esgoto entupida ou uma lâmpada queimada, imediatamente cobra providências dos órgãos responsáveis.

Uma vez por semana, principalmente às terças-feiras que é dia de Sessão Legislativa, ela vai a pé ou de carona até a Câmara e em muitas vezes segue até a Secretaria de Obras do Município, que ficam aproximadamente de 2 a 5 km de sua residência, para apresentar as necessidades da comunidade.

Além de reivindicar as ações do Poder Público, Dona Benedita também exerce uma função fiscalizadora na Câmara de Vereadores, entrando em todos os gabinetes, cobrando a presença dos Vereadores e também dos assessores. É um exemplo de cidadã que se dispõe a fazer o que está a seu alcance para o bem comum.

Dona Benedita acredita que já passou da hora de mudar o pensamento equivocado das pessoas, infelizmente de muitos, de que "porque eu pago imposto, o problema não é meu, é do vizinho, do prefeito e do vereador". E prossegue com suas considerações, "para que todos nós não sofra, cada um tem que fazer sua parte".

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO e HOMENAGENS

Dona Benedita e Aluízio São José

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Coxim do dia 17 de abril de 2012, por indicação do então Vereador Aluízio São José, a Srª. Benedita dos Santos foi contemplada com a Moção de Congratulação, por relevantes serviços prestados a comunidade coxinense, pelo senso de cidadania e participação efetiva nos trabalhos legislativos. A homenagem foi assinada pelo então Presidente Vereador Adilson do Lago e o Vereador Miron Vilela - Primeiro Secretário. 

Na Sessão Solene em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher realizada no dia 12 de março de 2014, Dona Benedita foi homenageada com a entrega de um buquê de flores pela Primeira Dama do município Alessandra Prado, como uma mulher que participa ativamente da construção de uma sociedade melhor e mais humana.​

CHÁCARA RECANTO VERDE

Proprietária de uma linda e aconchegante chácara na Avenida Presidente Vargas, Dona Benedita, apesar da idade avançada, mantém a extensa área em perfeitas condições de asseio e zelo, onde a produção de uma plantação de cocos oferece a ela uma renda a mais para complementar sua aposentadoria.

No período em que os cocos estão prontos para a colheita, Dona Benedita leva para a Câmara Municipal alguns litros da água de coco, que é servida para os Vereadores e funcionários. As visitas em sua casa também têm a satisfação de degustarem uma água de coco geladinha, tendo o privilégio de sentar em um banco de madeira que ela tem em sua área, ouvindo suas histórias de vida e os exemplos de superação das dificuldades e anseios em busca de uma Coxim melhor para todos.

PREOCUPAÇÕES

Para Dona Benedita, a falta de emprego é um dos graves problemas de Coxim, onde a nossa juventude não tem expectativa de encontrar uma vaga de serviço onde possa se ocupar e contribuir com o sustento da família, tendo uma vida digna. Sente a ausência de muitas pessoas amigas e até de famílias inteiras que tiveram que mudar do nosso município, em busca de uma colocação no mercado de trabalho fora de Coxim.

Outro problema relatado por Dona Benedita é a falta de peixes em nossos rios, pois para ela que teve a oportunidade de ver a grande quantidade de peixes nos rios Taquari e Coxim é de cortar o coração, ver os rios assoreados e pessoas ficarem em suas margens por longas horas em busca de um peixe para a mistura da refeição.

Relata ainda sobre a questão da limpeza da cidade, que para ela não é responsabilidade apenas do Poder Público, mas de todos, onde cada um deve cuidar da limpeza do seu quintal, da frente da sua casa, da sua rua, do seu bairro e ter a consciência que a limpeza é um problema de todos, pois com o surgimento de tantas doenças originadas pelo acúmulo de água e lixo, toda a comunidade pode sofrer com as consequências da falta de zelo.

O Diário X se propõe a levar ao conhecimento da população o valor de uma pessoa, independente de sua classe social, seu poder econômico, político ou religioso.  Desta forma,  externamos nossas congratulações à Dona Benedita,  que  exerce  o verdadeiro papel de cidadã, fiscalizando os governantes para que os mesmos possam atender realmente as necessidades do povo. 

 

M9

Leia Também