CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de maio de 2024
Coxim
24ºC

Política

Deputado Dr. Paulo Siufi cobra SES por falta de medicamentos aos portadores de Fibrose Cística no interior do estado

25 ABR 2018Por Redação/OJ14h:00

O medicamento Enzima Pancreática 25000 UI ou Pancreatina 25000 UI, não foi distribuído aos estabelecimentos de saúde e hospitais do interior do estado. Por esse motivo, o deputado estadual Dr. Paulo Siufi (MDB), apresentou requerimento, na Assembleia Legislativa, na Sessão Ordinária desta terça-feira (24/4), cobrando a Secretaria de Estado de Saúde – SES, sobre as razões que levaram não entregar os medicamentos.

Cada portador de Fibrose Cística utiliza aproximadamente 10 enzimas diariamente, a falta de 1 compromete o tratamento.

“Cada processo de compra de medicamento de uso contínuo, tem demorado mais de 7 meses para efetiva entrega, sem alegarem empecilhos administrativos, não levando em consideração a vida do paciente, que por falta de medicamento fica com a saúde mais debilitada, mais do que a doença já proporciona”, explicou Dr. Paulo Siufi.

A fibrose cística é causada por um gene defeituoso que faz com que o corpo produza um líquido anormalmente denso e pegajoso, conhecido popularmente como muco, que se acumula nas passagens respiratórias dos pulmões e também no pâncreas. Esse amontoado de muco resulta em infecções pulmonares que podem colocar a vida do paciente em risco e podem levar a problemas digestivos graves. A falta de medicamentos pode levar até a morte.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado

M9

Leia Também