CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
18 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Política

Conheça o castramóvel, que o Deputado Márcio Fernandes começa a destinar aos municípios de MS

7 SET 2019Por Redação12h:16

O deputado estadual Marcio Fernandes anunciou que irá entregar castramóveis em diversas cidades de Mato Grosso do Sul.

A notícia foi muito comemorada por defensores da causa animal, profissionais da saúde e tutores, mas boa parte da população ainda não sabe o que é e como funciona um castramóvel.

A unidade itinerante de castração, ou Castramóvel, pode ser um ônibus, um trailer ou uma van que percorre principalmente os bairros carentes de uma cidade levando o serviço de castração de cães e gatos gratuitamente.

É praticamente uma clínica veterinária móvel, toda equipada e com profissionais para a realização das pequenas cirurgias

Um levantamento feito em Campo Grande/MS mostrou que os valores da castração podem chegar até R$ 400,00, um valor alto para pessoas que dependem de um salário mínimo ou aposentadoria, ainda mais considerando a possibilidade dessas pessoas terem vários animais em casa, o que multiplicaria esse valor.

Uma das primeiras ações do Deputado Marcio Fernandes pela castração gratuita a todos foi enviar recursos para os Centros de Controle de Zoonoses (CCZ), como aconteceu em Campo Grande e Ponta Porã, por exemplo.

Entretanto, foi verificado que muitas pessoas tinham dificuldade de levar seus animais. “Quem mais precisava não podia levar os animais dentro de ônibus ou de bicicleta, e também haviam pessoas que decidiram recolher e cuidar de animais abandonados e não tinham como levar todos eles, então percebemos que a melhor solução seria levar o serviço até as pessoas”, declarou o deputado.

Marcio Fernandes é Médico Veterinário e foi pioneiro na atuação pela causa animal em Mato Grosso do Sul. “Hoje é um assunto popular, vários parlamentares já entenderam a necessidade de atuar pela causa, mas no início sofremos muitas críticas, questionavam 'com tantas filas nos hospitais e ou com problemas de segurança, qual o sentido de cuidar de animais com recursos públicos?’ e até hoje a gente tem que explicar que a saúde animal é assunto de saúde pública, que é importante”, relata Fernandes.

Segundo o deputado, existem vários fatores positivos na castração de cães e gatos

A falta de controle faz com que animais tenham filhotes nas ruas. E mesmo os animais que têm um lar, seus tutores acabam não tendo condições de cuidar desses filhotes, e eles vão parar nas ruas.

Abandonados, eles não são vacinados, ficando vulneráveis às diversas doenças. Eles podem transmitir essas enfermidades, podendo até desencadear uma epidemia.

Além disso, podem atacar a população na rua e até causar acidentes de trânsito, como foi o caso de uma motociclista que morreu em Ponta Porã em abril de 2018 após desviar de um cachorro na rua e cair.

Todos esses cuidados representam uma importante etapa na saúde pública

Doenças e traumas acabam lotando os serviços de saúde, e investir na prevenção é muito mais barato que o tratamento, além de evitar o sofrimento de seus donos e principalmente dos animais.

Até o momento, Marcio Fernandes já anunciou que vai destinar o castramóvel aos municípios de:

- Aparecida do Taboado

- Aquidauana

- Brasilândia

- Campo Grande

- Maracaju

- Sonora

- Terenos

Mas a meta, segundo o deputado, é levar ao maior número possível de cidades

“Existem cidades que a prioridade é a reforma de uma escola, outros precisam mais de um ônibus escolar, então não vou destinar o castramóvel a todas as cidades de uma vez. Vamos analisar a realidade de um por um, o que precisam e assim definimos um cronograma de atendimento”, explicou Marcio Fernandes.

Fonte: Giro do Estado MS - Fernando Hassessian

Mamma dentro

Leia Também