CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Política

Centro de hemodiálise do hospital de Coxim vai perder o único médico nefrologista por falta de pagamento de salário

8 NOV 2018Por Paulo Ricardo07h:28

A equipe da hemodiálise do Hospital Regional Álvaro Fontoura de Coxim (HRC) é comandada pelo nefrologista João Marcos Leone, entretanto, segundo os vereadores, Mecias Alves (PEN), Sinval Batista (PSDB) e Careca da Iluminação (PRB), em visita ao HRC, constataram que o médico está indo embora por falta de pagamento do salário.

Visita ao HRC

Os três vereadores visitaram o HRC na quarta-feira (7), além de percorrerem todas as instalações do hospital, no setor de hemodiálise, conversaram com o médico João que informou sua saída por não estar recebendo seu salário a quase 3 meses, conforme relato dos vereadores para a reportagem do Diário X.

Careca, Mecias e Sinval querem reverter essa situação e já começaram a mobilização para manter o nefrologista no Hospital Regional de Coxim-MS

Vereadores Careca, Mecias e Sinval após visita no HRC Foto: Assessoria

Centro de hemodiálise

As famílias que assistiam o sofrimento de seus parentes levantarem duas horas da manhã para pegar a estrada e enfrentar a BR-163 três vezes por semana para fazer hemodiálise em Campo Grande, foram beneficiados desde abril de 2016 com a inauguração do Centro de Hemodiálise no HRC.

Hemodiálise

É um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina.

As sessões de hemodiálise são realizadas geralmente em clínicas especializadas ou hospitais (Fonte: Sociedade Brasileira de Nefrologia).

Nefrologia 

É uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim.

O médico especializado nas doenças do sistema urinário chama-se médico nefrologista.

No Brasil, o tempo para formar um nefrologista é de 10 anos de estudo [6 anos do curso Médico, 2 anos de residência ou estágio em clínica médica e mais 2 anos de residência ou estágio em nefrologia] (Fonte: Sociedade Brasileira de Nefrologia).

square banner

Leia Também