Carnaval
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
06 de fevereiro de 2026
Coxim
24ºC

Polícia

Serviços de telemedicina registrou 965 alerta de alterações cardíacas em MS

6 FEV 2026Por Redação/EC11h:30

A modernidade alcançou diversas áreas e uma dela foi a Medicina. Com a inclusão da Tele-ECG (tele-eletrocardiograma), serviço que atende casos relacionados as condições do coração, foi possível registrar 965 alerta de alterações cardíacas.

Com isso, foram 878 casos clínicos e 34 técnicos. Conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde), os principais diagnósticos envolvem fibrilação atrial com alta resposta ventricular, além de suspeitas de infarto agudo do miocárdio.

Em casos de urgência, o sistema de teleconsulta que atua simultaneamente com municípios do Estado, solicita encaminhamento direto do paciente a uma unidade de saúde com estrutura adequada.

Conforme a superintendente de Saúde Digital da SES, Márcia Tomasi, o serviço permite diagnóstico precoce, e evita agravamentos. A Tele-ECG permite que o exame seja realizado na própria unidade de saúde em que o paciente está. Dessa forma, os profissionais presentes auxiliam a análise do cardiologista.

Desse modo, também é possível que os laudos sejam emitidos 24 h por dia. Em suspeita de infarto, arritmias graves ou crises hipertensivas, o resultado já fica disponível em minutos, permitindo o primeiro atendimento mais especializados.

Ampliação

Em 2025 foram implantados 19 pontos de teleatendimento. Entre os municípios estão Nioaque, Dois Irmãos do Buriti, São Gabriel do Oeste e Eldorado.

Os serviços começaram a ser ofertados em novembro de 2021 e já contabiliza 60 municípios atendidos.

Com isso, foram 132 pontos de tele diagnóstico implantados e cerca de 178.757 exames realizados em todo o Estado.

A SES reforça que a ampliação da Telessaúde integra a estratégia de modernização da rede pública e de enfrentamento das doenças cardiovasculares, que seguem como a principal causa de mortalidade no Brasil.

Midiamax

M9

Leia Também