Polícia
Quem é a mulher acusada de assassinar 5 filhos e tentar matar marido
A brasileira presa em Portugal sob acusação de ter matado cinco filhos entre 2010 e 2023 é Gisele Oliveira (foto em destaque), 40 anos. Além de ser suspeita das mortes de cinco dos seus sete filhos, ela também foi presa preventivamente por tentativas de homicídio contra o primogênito e o marido.
Os crimes ocorreram em um intervalo de 15 anos, na cidade de Timóteo, Vale do Rio Doce, em Minas Gerais (MG). A mulher, que deixou o Brasil no curso das apurações, foi detida em Portugal na terça-feira (5/8).
Segundo a delegada Valdimara Teixeira de Paula Fernandes, da equipe de investigação de homicídios em Timóteo, as vítimas fatais tinham entre 10 meses e 3 anos de idade. Duas delas foram mortas em 2010, com diferença de 32 dias entre os óbitos.
Em 2019, houve mais duas mortes no período aproximado de dois meses. O quinto caso foi em 2023. Já os atentados contra o primeiro filho e o marido ocorreram em 2008 e 2022, respectivamente.
Durante as investigações, vizinhos, parentes e médicos que atenderam as vítimas foram ouvidos. Também houve levantamentos em campo e análise de prontuários médicos.
“Com as informações obtidas, a PCMG concluiu que a suspeita reduzia o nível de consciência das crianças, por meio de medicação, o que dificultava a respiração, causando asfixia”, explicou a delegada.
Conforme completou a policial, há indícios de que a dificuldade respiratória chegou a ser forçada em algumas ocasiões.
“Nós temos relatos de que uma das crianças, dos casos de 2010, foi encontrada com uma fralda na boca, retirada antes da chegada dos peritos. E nesse último, de 2023, temos prova testemunhal que sustenta que a criança foi encontrada já em parada cardiorrespiratória com o rosto virado para o sofá”, pontua.
O mesmo modo de agir teria sido empregado pela mulher em relação ao seu filho mais velho e ao seu companheiro, que sobreviveram após atendimento médico.
Fuga e prisão
Valdimara explicou que as investigações tiveram início em 2023, quando houve o registro de ocorrência policial da última morte.
“A tia da criança chegou ao hospital falando que já era a quinta morte. Isso chamou a atenção da administração do hospital, que informou a polícia”, disse ao completar que não há registros dos fatos de 2019 e que o caso de 2010 foi encerrado sem definição de autoria, sendo reaberto na investigação recente.
Com o desenrolar das apurações, o trabalho investigativo foi intensificado entre o fim de 2024 e o início de 2025. A mulher então, neste ano, deixou o país com destino a Portugal. No entanto, diante dos elementos de prova reunidos, a PCMG representou pela prisão preventiva da suspeita, e o mandado foi expedido pela Justiça da Comarca de Timóteo.
A partir daí, foi articulada colaboração com o Núcleo de Cooperação Internacional da Polícia Federal em Minas Gerais. Após levantamentos, a equipe da Polícia Civil conseguiu o endereço de onde a suspeita estava residindo e comunicou à Polícia de Portugal.
A investigada foi presa na cidade de Coimbra. O procedimento de extradição da suspeita será definido pelos órgãos competentes.
A investigação permanece em curso pela Delegacia de Polícia Civil em Timóteo, com apoio da Delegacia Regional em Ipatinga e supervisão do 12º Departamento da PCMG.
Leia mais em: https://www.topmidianews.com.br/geral/quem-e-a-mulher-acusada-de-assassinar-5-filhos-e-tentar-matar-marido/226104/