Campanhe dengue COXIM topo das matérias
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de maio de 2022
23º 11º
São Paulo/MS

Polícia

Procon-MS alerta para golpe do 'Falso Processo', onde vítima tem 'dinheiro a receber'

Uma advogada teve o registro profissional usado por criminosos e acionou a polícia

30 NOV 2021Por Redação/TR12h:35

O Procon-MS alertou a população, na segunda-feira (29), sobre mais um golpe na praça: é o ‘’Falso Processo’’. 

Conforme a explicação do superintendente do órgão, Marcelo Salomão, nessa ação criminosa, uma pessoa recebe uma carta de um escritório de advocacia. No conteúdo, os golpistas pedem para o cidadão entrar em contato com um advogado, já que teria dinheiro de indenização de uma causa previdenciária a receber. O texto diz, inclusive, que o dinheiro já está disponível. 

No entanto, diz Salomão, para receber o dinheiro, a vítima precisa transferir um valor, que seria referente às custas processuais. 

Os falsos processos, diz o Procon, geralmente se referem a instituições de previdência privada, como Capemi - Caixa de Pecúlios, Gboex, Montepio Mongeral e outras.

Ainda segundo o órgão de Defesa do Consumidor, em um dos casos, para dar veracidade ao golpe, os criminosos usaram o registro profissional de uma advogada com experiência nessa área. A profissional já registrou queixa na Polícia Civil, em razão de ter o nome usado em golpes. 

Para Marcelo Salomão, a dica é sempre desconfiar desse tipo de situação. 

“Se receberem qualquer comunicação dizendo que você tem dinheiro para receber em uma ação que você não entrou é golpe. Não existe pagamento de custas judiciais onde a pessoa não assinou procuração anteriormente”.

Já existem ocorrências do golpe do falso processo em Minas Gerais, São Paulo e Brasília. Essa prática criminosa já começa a fazer vítimas em MS. 

Thiago de Souza - Top Mídia News

Ceres

Leia Também