Golpe
Mulher cai em golpe da corrida de Halloween em MS
Outros corredores dizem que também pagaram inscrição e não tiveram retorno dos organizadores
Divulgada nas redes sociais como uma corrida temática de 5 km, com fantasias e prêmios, a “Halloween Running” chamou a atenção em Campo Grande. Mas, para os inscritos, o evento se transformou em dor de cabeça: participantes relatam que tiveram apenas um contato inicial com os supostos organizadores e, desde então, não conseguiram mais retorno, levantando suspeitas de golpe.
Uma moradora de Camapuã, a 145 km da Capital, contou que se inscreveu em junho, depois de ver o anúncio patrocinado no Instagram. Ela pagou cerca de R$ 70,00 pelo kit e recebeu um único e-mail no dia 21 de junho, confirmando a inscrição.
Na mensagem, os organizadores informavam que não haveria camiseta, já que a proposta era correr fantasiado e concorrer ao prêmio de melhor fantasia. Também prometiam meia de poliamida, brindes e medalha de participação.
“Depois desse e-mail, nunca mais obtive resposta. Quando tentei contato novamente em setembro, a mensagem voltou, como se o endereço já não existisse. Foi aí que percebi que poderia ter sido vítima de um golpe”, relatou a mulher, que planejava viajar até Campo Grande para participar da prova.
A repercussão chegou até a empresa Voa2 Corrida de Rua, tradicional em Campo Grande, que acabou sendo confundida com a organizadora. O proprietário, Rudnei Souza Alves, precisou publicar vídeo para esclarecer que não tem qualquer ligação com a “Halloween Running".
“As pessoas começaram a me ligar achando que era da nossa empresa. Mas essa prova nunca existiu. Já orientei em grupos de corredores para não se inscreverem, porque tem todos os sinais de golpe”, disse.
Segundo ele, os anúncios patrocinados atingiram pessoas em várias regiões do país, como São Paulo, Curitiba, Rondonópolis e Manaus.
Entre os indícios que levantaram suspeitas estão o e-mail de contato que deixou de funcionar, a previsão de retorno apenas a partir de setembro — dificultando pedidos de reembolso — além da ausência de informações em sites de organizadores conhecidos. Os kits foram anunciados a partir de R$ 69,90.
A reportagem não encontrou perfis ativos da “Halloween Running” nas redes sociais para pedir posicionamento sobre as reclamações.
CGNEWS